Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Pesquisa indica que 255 mil famílias estão endividadas em São Luís

O panorama de endividados na capital maranhense permanece alto, com 82,3%, de acordo com a Fecomércio.

Pesquisa indica que 255 mil famílias estão endividadas em São Luís (Foto: Divulgação)

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de setembro mostrou que, pelo 6º mês seguido, o percentual de famílias de São Luís endividadas obteve queda. Desta vez, a redução foi de 2,6% em relação ao mês de agosto e de 7% em relação a janeiro, conforme aponta o levantamento realizado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA).

Apesar da redução no índice, o panorama de endividados na capital maranhense permanece alto, com 82,3%, e atinge 255 mil famílias. O dado, mesmo positivo, não deve ser avaliado de forma otimista, uma vez que São Luís continua com patamar acima da média das demais capitais brasileiras, que é de 74%.

Em uma análise mais delimitada, a redução do endividamento familiar não se deve pelo aumento do nível de renda mas, sim, da diminuição do nível de consumo familiar que tem desacelerado o endividamento local. O cenário foi apresentado na Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de setembro, que ainda segue na zona de pessimismo.

Carregando