Conheça 10 doenças que dão direito à aposentadoria do INSS

Para ter direito a esse tipo de aposentadoria, o segurado precisa comprovar sua incapacidade em razão de uma doença

Fonte: Da redação

A Aposentadoria por Invalidez ou Aposentadoria por Incapacidade Permanente, é o benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores e segurados que sofrem de algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura, que o impossibilite totalmente para qualquer trabalho ou atividade laborativa que lhe garanta a sua subsistência.

Para ter direito a esse tipo de aposentadoria, o segurado precisa, antes de tudo, comprovar sua incapacidade em razão de uma doença. Isso pode ser feito por meio de documentos, como exames e laudos médicos.

Além disso, não é exigido o cumprimento de carência, regra adotada quando outros benefícios previdenciários são solicitados.

Outro ponto importante é que, para receber a aposentadoria, o trabalhador deve possuir a condição de segurado do INSS, ou seja, ser filiado ao instituto e realizar mensalmente os pagamentos das contribuições.

Veja abaixo uma lista com doenças consideradas graves e que podem incapacitar o retorno do segurado do INSS ao trabalho:

  1. Cardiopatia Grave;
  2. Alienação Mental;
  3. Câncer;
  4. Cegueira;
  5. AIDS;
  6. Doença de Paget;
  7. Contaminação por Radiação;
  8. Hanseníase;
  9. Espondiloartrose anquilosante;
  10. Esclerose múltipla.
Fechar