Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Empresários do sul do MA visitam Porto do Itaqui

Empresários do sul do MA visitam Porto do Itaqui O Porto do Itaqui recebeu, nesta segunda, 8, um grupo de empresários do agronegócio do sul do Maranhão, em visita organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Balsas (MA). A comitiva foi recepcionada pelo presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, e […]

Empresários do sul do MA visitam Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui recebeu, nesta segunda, 8, um grupo de empresários do agronegócio do sul do Maranhão, em visita organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Balsas (MA). A comitiva foi recepcionada pelo presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, e pelo diretor de Operações, Jailson Luz. O encontro contou com a participação do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Maranhão, Luiz Henrique Lula da Silva.

Em sua apresentação, no auditório da EMAP, Ted Lago destacou a infraestrutura do Itaqui, seus diferenciais competitivos e as oportunidades de negócio para os investidores maranhenses.  “Estamos muito honrados com a visita, este é um segmento importante, setor de comércio, indústria e agricultura do sul do Maranhão. Mostramos os avanços do nosso porto nos últimos anos e seguimos sempre mantendo uma relação construtiva e positiva com essa região tão importante para o desenvolvimento do estado e do porto”, afirmou.

O secretário Luiz Henrique chamou atenção para os investimentos que têm sido feitos no porto público do Maranhão. “Estamos conhecendo o processo de avanço deste que é um dos setores mais importantes para a atividade econômica do estado. Nós, Governo, e os empresários, podemos testemunhar a ampliação da infraestrutura portuária, ferroviária e rodoviária do Maranhão, o que significa também a expansão de negócios e, consequentemente, de divisas”, disse.

O objetivo da visita, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Balsas, Adriano Tito Figueiredo, que mobilizou o grupo, “foi aproximar os setores produtivos do estado dessa porta importante que é o Porto do Itaqui”. Ele ressaltou a relevância estratégica do porto, principalmente para as cadeias vinculadas ao agronegócio, que é o grande potencial do sul do estado. “Ficamos felizes em poder trazer uma comitiva tão qualificada desse setor para conhecer de perto a realidade e todos os diferenciais a serem explorados dentro e fora do Maranhão”, afirmou.

O grupo conheceu a área de cais e os principais terminais. Para o empresário do ramo de sementes, Idone Grolli, é muito importante, para a iniciativa privada, saber sobre a capacidade de escoamento da produção, checar toda a cadeia. “É uma maravilha ver que todos estão dedicados, que o Maranhão tem uma capacidade enorme de infraestrutura no Porto do Itaqui, localizado numa região geográfica importante”, comentou.

“Estamos mais uma vez aqui no Porto do Itaqui com empresários do agronegócio, mas dessa vez trazemos, além dos produtores de soja, representantes da pecuária, da indústria sementeira, de postos de combustíveis, dentre outros, para entender suas necessidades e para que o porto possa contribuir nesse conjunto harmônico”, afirmou a superintendente da FAPCEN – Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte, Gisela Introvini.

“O grupo ficou impressionado com o profissionalismo da equipe do Porto do Itaqui, especialmente a preparação que foi apresentada a respeito de projetos futuros, demonstrando que o porto está pronto para as demandas futuras”, avaliou o secretário Adriano Tito, após a visita. Agora seguem as tratativas com a área comercial da EMAP para prospecção de oportunidades, especialmente para operações em contêineres e troca de informações sobre toda a cadeia do agronegócio, que envolve a movimentação de grãos, combustíveis e fertilizantes.

Porto do Itaqui

Carregando