Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Uso de máscaras em locais fechados passa a ser opcional no Maranhão

O governo explicou que a decisão foi tomada após uma reunião com médicos infectologistas

Foto: Reprodução

O uso de máscaras em locais fechados passa a ser opcional em cidades do Maranhão, onde 70% da população já esteja completamente imunizada. As novas medidas sanitárias foram anunciadas nesta quinta-feira (11) pelo Governador Flávio Dino.

O uso de máscaras em locais abertos já tinha sido facultado pelo governo desde essa quarta. Segundo o governador, os municipios podem editar normas exigindo o uso de máscara tanto em locais abertos quanto fechados.

O governo explicou que a decisão foi tomada após uma reunião com médicos infectologistas e com base nos números da pandemia e da vacinação contra a Covid-19 no Estado.

O novo decreto também estipula que os municípios devem comprovar a aplicação de, pelo menos, 85% das vacinas já repassadas pelo Governo do Estado, para receberem novas remessas do imunizante.

Na oportunidade, o Governo do Estado irá deslocar equipes para apoiar municípios com baixa vacinação, bem como realizar redistribuição de vacinas para permitir que a 3ª dose seja aplicada em pessoas com 50 anos ou mais, conforme calendário definido por cada cidade.

Foi mantida a previsão de que empregados e servidores públicos com sintomas devem ser afastados por 14 dias; limpeza das mãos e ambientes arejados; e a possibilidade de prefeitos editarem regras mais rígidas.

De acordo com Flávio Dino, até ontem , segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 66 pessoas estão internadas com Covid-19 em hospitais da rede estadual e privada. E nos últimos 15 dias, apenas seis óbitos foram registrados no Maranhão.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nessa quarta-feira (10), que o Maranhão tem 10.250 mortes e 362.254 casos confirmados da Covid-19. Foram contabilizados dois óbitos e 149 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo sete na Ilha de São Luís, 15 em Imperatriz e 127 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, registrou queda e está em 2,82%.

As pessoas que apresentarem sintomas do novo coronavírus em São Luís podem procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária e Araçagy. Os profissionais da área da saúde e da segurança pública estão sendo atendidos exclusivamente no Viva da Beira-Mar. Para a população no interior maranhense, os hospitais regionais continuam realizando a coleta para os exames.

 

Carregando