Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Cancelar matrícula antes do início das aulas dá direito a reembolso

Fica facultativo à instituição de ensino a retenção de no máximo 10% do valor pago, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

O cancelamento da matrícula antes do início das aulas dá ao consumidor o direito ao reembolso da taxa. (Foto: Divulgação)

Com o fim de ano chegando, as matrículas escolares passam a ser tema importante entre pais e responsáveis. O assunto rende muitas dúvidas, e entre as situações mais questionadas está o reembolso do valor da matrícula em caso de cancelamento.

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) esclarece que o cancelamento da matrícula, antes do início das aulas, dá ao consumidor o direito ao reembolso da taxa, ficando facultativo à instituição de ensino a retenção de no máximo 10% do valor pago, conforme os artigos 39, V e 51, II do Código de Defesa do Consumidor.

As denúncias ao instituto podem ser realizadas via aplicativo VIVA PROCON, pelo site www.procon.ma.gov.br ou ainda presencialmente em nas unidades do VIVA, mediante agendamento prévio.

Carregando