Lançado programa que vai capacitar profissionais em São Luís

As aulas teóricas terão o objetivo de preparar os alunos para realizar serviços em imóveis localizados em sítios tombados

Fonte: Da redação com Prefeitura

SÃO LUÍS – Foi lançado nesta segunda-feira (22) o programa Canteiro Escola, que vai capacitar profissionais para trabalhar nas obras de restauro e preservação realizadas no Centro Histórico.

A primeira turma do programa Canteiro Escola tem 36 inscritos para os cursos de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias. Os cursos têm carga horária de 400 horas das quais 17% serão teóricas e 83%, práticas, a chamada capacitação em serviço. Os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 300,00, alimentação, transporte e fardamento e, ao final, terão o direito de receber certificado de Qualificação Profissional emitido pelo Senai.

As aulas teóricas terão o objetivo de preparar os alunos para realizar serviços em imóveis localizados em sítios tombados, apresentando noções gerais sobre as técnicas tradicionais de construção e detalhes construtivos e decorativos. O aluno irá aprender desde a instalação de um canteiro de obra até a sua limpeza final, ou seja, todas as tarefas necessárias para a execução dos serviços propostos.

As aulas acontecerão no Edifício Adelino Silva, localizado na Rua Portugal, nº 152, no bairro Praia Grande, que foi adaptado para receber a iniciativa e conta com duas salas de aula, sala dos professores, almoxarifado onde serão armazenados os materiais utilizados nas aulas práticas, banheiros, entre outros espaços, para garantir toda a estrutura necessária ao aprendizado.

As aulas serão ministradas pela arquiteta, urbanista e técnica em edificações, Elizângela Cerqueira; e o matemático, mestre de obras e mestre da Construção Civil, José Costa Sousa.

O programa será executado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA).

Por meio de nota a Prefeitura de São Luís informou que as inscrições para as primeiras turmas já foram encerradas e aconteceram no período de 20/10/2021 a 5/11/2021. As inscrições foram realizadas por meio do endereço eletrônico https://sistemas.fiema.org.br/seletivos/.

A previsão de término das duas turmas iniciais ocorrerá em meados de março de 2022, abrindo espaço para novas matrículas.

 

Fechar