Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Programa vai capacitar mão de obra para a construção civil em São Luís

Os cursos têm carga horária de 400 horas e os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 300,00.

Prefeitura e empresariado lançam Canteiro Escola para capacitar operários especializados em obras históricas (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – A Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) lança, nesta segunda-feira (22), o programa Canteiro Escola. O objetivo é capacitar mão de obra para a construção civil voltada para a conservação dos bens culturais protegidos por lei.

A iniciativa conta com parceria do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA).

A solenidade marcará, também, o início das atividades do Canteiro Escola com 36 inscritos para os cursos de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias. Os cursos têm carga horária de 400 horas e os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 300,00, alimentação, transporte e fardamento e, ao final, terão o direito de receber certificado de Qualificação Profissional emitido pelo Senai.

O Mercado das Tulhas, também conhecido como Feira da Praia Grande ou Casa das Tulhas, é o primeiro local a ser recuperado pelo programa. A construção é do início do século XIX com fachada colonial, considerado o mais antigo mercado de São Luís.

A edificação integra o conjunto tombado pelo Governo Federal e fica na área declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1997. Entre os serviços a serem realizados no mercado, estão intervenções em sua fachada que contemplam reboco, beirais, esquadrias, grades e pintura.

Os parceiros do programa, Sinduscon e Fiema foram responsáveis pela aquisição e farão a manutenção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), durante a realização do curso, orientados pelo Senai. A equipe técnica da Fumph dará suporte especializado aos professores e supervisionará as aulas práticas que ocorrerão no Mercado das Tulhas.

Carregando