Corretora cobra valor milionário para trader reverter transação em cripto

Quem acompanha o setor sabe muito bem que as corretoras desse setor estão sempre envolvidas nos mais diferentes problemas

Fonte: Da redação

Recentemente, a FTX, uma das mais renomadas corretoras de criptomoedas do mundo inteiro, cobrou uma taxa de aproximadamente 1 milhão de dólares para poder reverter uma transação incorreta, que foi realizada por um cliente. O cliente supostamente teria feito um depósito de quase 7 milhões de dólares numa carteira errada, dentro da corretora.

Para recuperar as moedas que foram depositadas, a corretora cobrou uma taxa especial de cerca de 15% do valor total da transação, o que rendeu mais de 1 milhão de dólares para a empresa. Entretanto, o dono da carteira considerou a cobrança abusiva, e segundo ele, o mal entendido que levou a esse erro foi causado pela própria corretora.

Como começou toda essa história

Toda essa história começou por conta de uma confusão criada por causa da mudança do nome da moeda Paxos, que é uma stablecoin ligada ao dólar. A moeda, no final do mês de agosto, decidiu trocar o seu ticker, que era PAX, para USDP. O problema é que a outra criptomoeda, a Unit Protocol, também usa esse mesmo ticker.

O trader ficou bem insatisfeito, e disse que a corretora não emitiu um comunicado para seus clientes sobre a alteração desses símbolos, e por conta disso, ele acabou enviando, sem querer, quase sete milhões de dólares de Unit Protocol para outra carteira, a de Paxos. O problema é que tanto as versões mobile quanto as versões desktop da corretora estavam mostrando o símbolo incorreto até o dia 6 de outubro.

Ou seja, mais de um mês inteiro desde que a moeda trocou seu nome. Por conta disso, o usuário da plataforma está simplesmente furioso, já que perdeu um valor significativo por conta de um erro da própria plataforma.

Afinal, de quem é a culpa?

Segundo o usuário da plataforma, a corretora teria adicionado o USDP dentro das opções de depósito sem especificar de forma alguma que se tratava da moeda Paxos. Dessa forma, ele acabou presumindo que a sigla estava indicando a stablecoin Unit Protocol, que já existe há bastante tempo.

Não houve nenhum tipo de anúncio feito através do e-mail ou do próprio aplicativo da plataforma, ou seja, usuários não foram informados dessa mudança. Entretanto, a corretora  se manifestou, e atribuiu toda a culpa a seu cliente, afirmando que a responsabilidade é do usuário de conferir se o token em questão é o que ele está desejando enviar.

O usuário, inclusive, tentou recorrer a essa decisão, afirmando que havia sido enganado pela corretora, que simplesmente deduziu quase 1 milhão de dólares de seu dinheiro.

No entanto, a corretora manteve sua decisão final. Para descobrir tudo o que você precisa saber sobre a negociação de criptomoedas, visite o site oficial do Immediate Edge. 

O usuário, inclusive, argumentou que essa decisão da corretora, de cobrar uma taxa de 15%, é muito abusiva e vai contra as próprias políticas internas da empresa. Os termos e condições de uso da corretora afirmam que, se o usuário depositar em um endereço incorreto, eles podem fazer a recuperação do valor, mas é cobrado uma taxa de 5% do total para fazer isso.

Corretoras de criptomoedas continuam polêmicas como sempre

Quem acompanha o setor dos ativos virtuais sabe muito bem que as  corretoras desse setor estão sempre envolvidas nos mais diferentes problemas. Por conta disso, muitas pessoas não acreditam na segurança que é oferecida por essas empresas. Porém, o problema está no fato de que usuários têm que entender um pouco mais sobre o mercado descentralizado antes de sair criando preconceitos.

Por mais que a corretora tenha cobrado um valor exorbitante de seu usuário, a verdade é que a responsabilidade de fazer a transação de forma correta é dele. Toda a tecnologia por trás das finanças descentralizadas vem para trazer mais liberdade financeira a seus usuários, entretanto, esse tipo de finança também traz mais responsabilidade para o investidor. 

Isso não quer dizer que a corretora está certa em demorar quase um mês para atualizar sua plataforma, mas é necessário que os usuários tenham mais consciência do que estão fazendo com o seu dinheiro.

Fazer suas transações no automático é a receita certa para arranjar problemas. Por conta disso, recomendamos que você sempre faça suas transações com muita atenção, para não acabar tendo que lidar com problemas como esse no futuro.

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