SÃO LUÍS – A XVI Semana do Teatro no Maranhão acontecerá entre os dias 13 e 19 de dezembro, no Teatro Artur Azevedo e em outros espaços de cultura do estado. Para dar um esquenta antes da Semana, será promovida uma prévia do espetáculo, nesta quinta (25) e sexta (26), com apresentações e oficinas no Teatro.
A programação da prévia está vasta e cheia de talentos, alegria e diversidade. O primeiro dia, 25/11 (quinta-feira), terá início às 21h com o espetáculo Casa de Abelha do Grupo Tápias do Rio de Janeiro. O segundo dia, 26/11 (sexta-feira), será a vez do espetáculo O Crivo do Ateliê do Gesto, que é inspirado na obra Primeiras Estórias do escritor João Rosa, um dos mais revolucionários da literatura brasileira.
OFICINA
Como parte da programação prévia ocorreu nesta quarta-feira (24) a Oficina de Dança contemporânea/Método Tápias, ministrada pela bailarina e coreógrafa Flávia Tápias, no Teatro Arthur Azevedo. A atividade teve por objetivo levar os participantes a aprenderem como transformar movimentos em uma escrita orgânica. Além do trabalho corporal, o Método Tápias também transforma o aluno, estimulando seu próprio potencial criativo, com conteúdo, prática, pesquisa e formação de ideias. Essa atividade contou com a da Secretaria Estadual de Cultura/ SECMA e o Centro Cultural Vale Maranhão.
SEMANA MARANHENSE DE TEATRO
Diante do atual cenário, considerando ainda as medidas de prevenção contra a Covid-19, a XVI Semana do Teatro no Maranhão terá como linha conceitual e estética o incentivo ao protagonismo de mulheres, LGBTQIA+, pretas/pretos, indígenas, pessoas com deficiência, entre outros. A classificação será livre, transmitida e assistida de forma híbrida, com apresentações gravadas (inéditas ou não) e ao vivo. Das programações que irão compor o evento, estão: Mostra Praia Grande de Cenas Curtas; Mostra Universitária Luiz Pazzini; Mostra Stand-up; Contação de Histórias; Performance/Instalação, Espetáculos, Oficinas, Webinar, Café Cultural e Rodada de Negócios.