Reforçado apelo por doações de sangue no Hemomar

O Hemomar funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Incentivando a doação na semana alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário, servidores da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ajudaram na reposição do estoque de bolsas do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar), em São Luís. Na quinta-feira (25), o estoque de sangue da unidade recebeu um reforço de 257 bolsas.

Os estoques de bolsas de sangue do Hemomar estão em situação crítica. Com o tema “Você não doou sangue, doou amor”, a programação alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário segue até sábado (27).

A campanha incentiva e sensibiliza a população para a importância da doação de sangue. Para atender a demanda da Região Metropolitana, por exemplo, o Hemomar precisa de 280 a 300 doadores diárias.

Requisitos para doação

Para doar sangue, é necessário estar bem alimentado, de preferência não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter tido uma boa noite de sono e pesar no mínimo 50 Kg. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Estão temporariamente impossibilitados de fazer doação de sangue as mulheres que estiverem no período gestacional e pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana); e lactantes até 12 meses após o parto. Também fica impossibilitado de realizar a coleta quem ingeriu bebida alcoólica 12 horas antes de doar, se fez tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses e extração dentária nas últimas 72 horas ou qualquer outro procedimento cirúrgico.

Pessoas que receberam a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) precisam respeitar 48 para quem tomou CoronaVac e sete dias para aqueles que tomaram AstraZeneca ou Pfizer.

O Hemomar funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Fechar