Árvore de natal: há dia certo para montar?

A tradição católica histórica no Brasil indica que a data para inaugurar sua árvore seria o primeiro domingo do Advento

Fonte: Da redação

Afinal, existe uma data certa para montarmos a árvore de natal? Em 2021 já está na época? Confira a resposta para esses e mais outros questionamentos que ainda geram dúvidas na grande maioria das pessoas.

Dependendo da sua religião ou país em que mora, a resposta para a pergunta desta matéria pode variar bastante. De maneira geral, o Natal é uma festa cristã, embora pessoas com fé distinta tenham encontrado sua própria forma de celebrar o fim de ano.

A tradição católica histórica no Brasil indica que a data para inaugurar sua árvore seria o primeiro domingo do Advento, que no calendário litúrgico de 2021 cai em 28 de novembro.

No entanto, outros países católicos, como Portugal e Itália, costumam privilegiar outra data para montar a árvore: 8 de dezembro, o dia da Imaculada Conceição, que lembra o momento em que a Virgem Maria é concebida sem pecado.

O dogma é seguido também por anglicanos e ortodoxos, embora russos e coptas, os cristãos egípcios, deixem para montar a árvore depois do dia 25, já que o Natal deles é comemorado em 7 de janeiro.

Quando desmontá-la?

No Brasil e em diversos outros países, contudo, a tradição é desmontar a árvore após o Dia de Reis, em 6 de janeiro, que comemora a visita dos Reis Magos a Jesus com presentes.

Já o Vaticano orienta que o encerramento das comemorações natalinas aconteça no dia 13 de janeiro, depois da celebração do batismo de Cristo — último rito do Tempo do Natal no calendário litúrgico — que ocorre anualmente no dia 12.

Fechar