Projeto Sala de Espera do HTO aborda Dia Internacional de Combate a Violência contra a mulher

A programação contou com palestra do advogado Rodrigo Dean

Da redação: Vinicius Bogea

O Projeto Sala de Espera do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde do Estado gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde – Invisa –, teve como tema da edição do mês de novembro o Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher.

A programação contou com palestra do advogado Rodrigo Dean, que explanou a violência contra a mulher como todo ato de agressão baseado no gênero que tem como resultado o dano físico, sexual, psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública ou na vida privada.

A perspectiva de gênero para compreender a violência contra as mulheres resultou de um longo processo de discussão. Utilizar a categoria de análise gênero, neste caso, significa assumir que a violência decorre de relações desiguais e hierárquicas de poder entre homens e mulheres na sociedade, e que não se deve a doenças, problemas mentais, álcool/drogas ou características inatas às pessoas, mas sim, uma construção social.

“Acreditamos que o Projeto Sala de Espera vem contribuindo de maneira efetiva na educação em saúde do público atendido. Temos recebido um retorno positivo de nossos pacientes, e isso traz motivação, além de incentivar toda a equipe”, frisou a diretora administrativa do HTO, Luana Barata Rodrigues.

O Projeto Sala de Espera é desenvolvido mensalmente Pelo Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), com ações de caráter educativo e preventivo, destinado ao público atendido na unidade de saúde. Durante as edições, são oferecidas palestras e dinâmicas educacionais, enquanto os pacientes aguardam atendimento laboratorial.

Fechar