Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Como aumentar a imunidade? Fitoterápicos podem contribuir

Manter a imunidade alta é fundamental para evitarmos que doenças e infecções se instalem no nosso organismo

Foto: Reprodução

Manter a imunidade alta é fundamental para evitarmos que doenças e infecções se instalem no nosso organismo. Independentemente da idade, a imunidade tem papel fundamental na saúde, porém crianças e idosos devem elevar os cuidados. Medicamentos fitoterápicos são grandes aliados para o aumento da imunidade, fonte de saúde que vem desde os tempos primórdios, em que as atividades produtivas da sociedade primitiva, estavam mais presentes ao cultivo de alimentos e ervas.

‍A farmacêutica e professora do curso de Farmácia Luanda Santana explica o que são os fitoterápicos e quais as vantagens possíveis ao utilizá-los. “Estes medicamentos são derivados exclusivamente de matérias-primas vegetais. A partir de uma única planta, é possível utilizar caule, raiz ou folhas para formular medicamentos. Atualmente são bastante usados na medicina e na nutrição, inclusive para substituir os remédios sintéticos tradicionais. No entanto, da mesma forma que os remédios alopáticos, é preciso seguir orientação médica para que eles sejam seguros e eficazes”, pontua.

A especialista ressalta que as principais vantagens em utilizar a fitoterapia são por ser extraída de plantas, não causa dependência. O custo é reduzido se comparado com demais métodos e tem seus efeitos colaterais reduzidos, é possível adquirir tratamentos individualizados.

A imunidade desempenha um papel vital para reduzir o risco de adoecer. “O sistema imunológico do nosso corpo é a defesa do organismo contra agentes infecciosos. O fortalecimento deste sistema é extremamente importante no combate de patógenos ofensores (ex.: vírus, bactérias e fungos)”, pontua.

A especialista destaca os pontos positivos e de atenção em aumentar a imunidade com fitoterápicos. “Existem medicamentos fitoterápicos que combinam diversos compostos para formar um aliado da saúde. Uma das variantes, que pode ser encontrada em farmácias de manipulação, mistura lactobacilos, zinco, selênio, magnésio e diversas vitaminas, como B, C. Um especialista pode indicar a dose exata para cada paciente”, orienta.

A farmacêutica acrescenta, “como ponto de atenção temos o fato de que pessoas que fazem o uso de medicamentos para doenças crônicas devem se atentar ao recorrer para estes tratamentos, pois, algumas plantas tendem a ter interações medicamentosas com alguns fármacos”.

Carregando