Estimular a doação de alimentos para instituições beneficentes, de forma sustentável. Esse é o objetivo do projeto “Feirinha Solidária”, lançado pela Prefeitura de São Luís.
De acordo com a gesão municipal, os alimentos poderão ser depositados em bancas autorizadas, nas feirinhas dos bairros, que, posteriormente, serão destinados para os projetos sociais de combate à fome.
“Hoje, se fala muito sobre o termo cidade inteligente e o Feirinha Solidária é a representação desse termo. Essa é mais uma ação que veio para ficar e ser ampliada, para que possamos atender às entidades beneficentes e a um número cada vez maior de pessoas, garantindo alimento na mesa daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. O programa chega em uma época importante do ano, que é o Natal, e reforça, em todos nós, o sentimento de solidariedade e da partilha”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
O programa consiste na doação dos alimentos que seriam desperdiçados, e agora serão destinados às entidades beneficentes e projetos sociais. “A estimativa, somente neste mês de dezembro, é que sejam arrecadados em torno de cinco toneladas de alimentos, que serão doados para instituições que já se inscreveram no projeto. E em janeiro, vamos estender para os mercados de São Luís”, frisou o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão.
Durante o evento, o prefeito fez a entrega simbólica de uma caixa de alimentos para os representantes das instituições que fazem parte da ação.
Feirinha Solidária
Inicialmente, a coleta está sendo realizada, de terça-feira a sábado, nas feiras do Cohatrac, Vinhais, Praia Grande, Renascença e da Madre Deus. Já na etapa seguinte, a Semapa irá estender o projeto aos 30 mercados da capital maranhense.
As doações serão destinadas a 11 instituições parceiras. São elas: Instituto São Jerônimo, Lar de Maria, Sopão Solidário, Cozinha Vermelha, Cruz Vermelha do Maranhão, Igreja Ilha do Amor de Deus, Igreja Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima), Secretaria Municipal de Governança Solidária e Orçamento Participativo (Semgop), Instituto Solis, União de Moradores do Barreto e de Moradores da Vila Palmeira.
As ações iniciaram de maneira experimental entre os dias 1 a 4 de dezembro. Em quatro dias de arrecadação, a Semapa recebeu cerca de 500 quilos de alimentos perecíveis nas cinco feiras participantes. As doações foram entregues ao Instituto Solis, Igreja Ilha do Amor de Deus, União de Moradores do Barreto, União de Moradores da Vila Palmeira e Sopão Solidário.
As entidades e institutos interessados em serem parceiros do projeto para receber as doações, poderão realizar as inscrições por meio do Instagram oficial da Semapa @semapa.saoluis.
Confira o cronograma da coleta nas cinco feirinhas de São Luís:
Terça-feira – Feirinha do Cohatrac
Quarta-feira – Feirinha do Vinhais
Quinta-feira – Feirinha da Praia Grande
Sexta-feira – Feirinha do Renascença
Sábado – Feirinha da Madre Deus