Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Vale intensifica campanha durante festas de fim de ano e férias

As ações se estendem até o fim do mês ao longo dos 28 municípios percorridos pela ferrovia no Maranhão e Pará

(Foto: Reprodução)

A Vale está intensificando o trabalho de conscientização junto às comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC) para tentar eliminar ou diminuir os riscos de acidentes envolvendo pessoas e veículos durante o período de festas de fim de ano e férias escolares. As ações se estendem até o fim do mês ao longo dos municípios percorridos pela ferrovia no Maranhão e Pará; e inclui: a divulgação de mensagens de segurança em rádios, reunião com comunidades, blitzen e ronda em trechos críticos da via com maior fluxo de pessoas.

“Nesse época do ano, marcada por festas e férias escolares, o consumo de bebida alcoólica e o fluxo de pessoas cruzando a via tendem a aumentar. Portanto, é importante que as todos redobrem a atenção, adotando os cuidados simples antes de cruzar a via”, afirmou Andreia Andrade, uma das responsáveis pelo diálogo com as comunidades vizinhas à ferrovia. Entre as dicas informadas pela empresa estão atitudes como: parar, escutar e olhar para os dois lados antes de atravessar os trilhos; e ainda, a utilização das passagens oficiais, como passarelas e viadutos.

As regras do CTB estão baseadas em estudos e precisam ser seguidas para evitar acidentes de grandes proporções, já que os trens não conseguem parar imediatamente mesmo depois de acionarem o freio de emergência.

Além das campanhas, a Vale mantém um canal de diálogo que funciona todos os dias da semana, 24h por dia, o Alô Ferrovias, que atende pelo telefone 0800 285 7000.

3 dicas de segurança para convívio com ferrovias:

1) A principal regra é simples: pare, olhe para os dois lados e escute antes de cruzar uma ferrovia. Na dúvida, não arrisque;
2) Não permaneça entre duas linhas férreas onde há circulação dos trens em ambos os sentidos;
3) Não tente atravessar a linha falando ao celular, checando mensagens ou usando dispositivos de áudio de qualquer tipo. Isso pode desviar sua atenção da ferrovia.

Carregando