Maranhense de Balsas, Jota é campeão da Copa Centenário Ribamar Bogéa de Sinuca

Evento homenageou os 100 anos de nascimento do fundador do Jornal Pequeno.

Fonte: Redação

O atleta José Divan Nascimento Costa, o Jota (MA/SP), de 55 anos, maranhense da cidade de Balsas, residente em São Paulo/SP, sagrou-se campeão da Copa Centenário Ribamar Bogéa de Sinuca. Disputada em melhor de nove partidas, Jota venceu a final disputada com Vanildo Barros dos Santos, o sorveteiro (PE) por 5 a 1. O evento inédito, realizado pela Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca e Golden Shopping Calhau, homenageou os 100 anos de nascimento do jornalista Ribamar Bogéa, fundador do Jornal Pequeno.

Incentivada por meio do patrocínio oficial do governo do Maranhão, via secretária de Desportos e Lazer, e Grupo Mateus (Lei Estadual de Incentivo aos Esportes), a Copa Centenário Ribamar Bogéa de Sinuca teve apoio da Polícia Militar, Sistema Fiema/IEL, Mar Doce, AABB/São Luís e Grupo Jornal Pequeno. Os jogos das semifinais e a grande final foram transmitidos em tempo real, pelos canais do Planeta Esportivo Maranhão e Dênio Carlos Brito, no YouTube.

Semifinais

As semifinais foram disputadas em melhor de sete partidas entre José Divan Nascimento Costa, o Jota (MA), que venceu Emerson Vanderley da Silveira (RN) por 4 a 1, e Vanildo Barros dos Santos, o sorveteiro (PE), que ganhou de Cleiton Junqueira (BA) por 4 a 2.  Jota e Sorveteiro fizeram a final. Pelo Maranhão, os atletas Davi Duailibe (8º colocado e melhor sub-21) e Thiago Gomes (2º melhor do MA) foram os melhores colocados.

Pronunciamento

Em seu pronunciamento, o presidente da FMBS, Lourival Bogéa, afirmou que o Maranhão fez mais um grande evento, de nível nacional. “A Copa Centenário Ribamar Bogéa de Sinuca, com atletas convidados de todo o Brasil, consolida o Maranhão como referência da sinuca nacional, o que, aliás, é uma unanimidade no país, inclusive entre dirigentes da própria Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS)”, afirmou Lourival Bogéa.

“Muito devemos ao incentivo do governo do estado, pois, graças à Lei de Incentivo aos Esportes, que nos dá as condições de realizar eventos com essa qualidade e com essa organização, conseguimos tamanha credibilidade nesse esporte tão fascinante e que amamos. É muito justa a homenagem ao fundador do Jornal Pequeno, José Ribamar Bogéa, que, vivo fosse, estaria completando 100 anos em 2021. E a fizemos com muita honra e alegria”, disse Lourival Bogéa.

“Estamos todos de parabéns: organizadores, atletas, árbitros, nossos patrocinadores Grupo Mateus e Governo do Estado, todos os apoiadores”. Finalizando, o dirigente enfatizou que “a Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca, que tenho a honra de presidir, agradece a todos, com a certeza de que, em 2022, aqui estaremos novamente, e já com dois grandes eventos em planejamento, nos meses de março e agosto”, concluiu Lourival Bogéa.

Classificação final

Campeão: José Divan Nascimento Costa, o Jota (MA/SP)

Vice-campeão: Vanildo Barros dos Santos, o sorveteiro (PE)

3º colocado: Cleiton Junqueira (BA)

4º colocado: Emerson Vanderley da Silveira (RN)

: Bozinha (BA)

: Gama (BA)

: Felipe (PI)

: Davi Duailibe (MA)

: Wesley (MG)

10º: Adilson (GO)

11º: Ricardo (PE)

12º:Celinho (CE)

13º: Rolinha (PB).

14º: Jesus (CE).

15º: Lúcio (PE).

16º: Denilson (PE)

Maior tacada: Bozinha, 71 pontos na mesma tacada.

Melhor sub-21: Davi Duailibe (MA)

1º Sênior: Adilson (GO)

2º Sênior: Jesus (CE)

1º MA: Davi Duailibe

2º MA: Thiago Gomes

Fechar