Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Veja como criar um vídeo currículo de destaque

Em muitos processos seletivos, recrutadores passaram a aderir ao chamado “vídeo currículo” ou entrevistas por videochamada

Foto: Reprodução

Dentre as muitas tendências trazidas pela chegada da pandemia de Covid-19 no mundo dos processos seletivos está o vídeo currículo. Assim como as empresas tiveram que se reinventar na forma de recrutar talentos à distância, os candidatos também precisaram se adaptar a essa nova realidade.

Em muitos processos seletivos, recrutadores passaram a aderir ao chamado “vídeo currículo” ou entrevistas por videochamada. Diante deste cenário, Fernanda Medei, CEO da Medei, separou quatro dicas para ajudar aqueles que estão em busca de um novo emprego.

1 – Atualize seu curriculum vitae: assegure-se de que suas experiências profissionais e acadêmicas estejam corretas e de acordo com o currículo escrito que será enviado, a fim de evitar desencontro de informações que possam confundir o recrutador. Reforce suas habilidades profissionais e soft skills, como liderança e flexibilidade, que podem se destacar dos demais concorrentes.

2 – Faça um roteiro: Mesmo um vídeo simples pede uma organização mínima antes da gravação. Escreva um roteiro conciso com introdução, desenvolvimento, conclusão e saudação final para que sua gravação seja direta e fluida. Por melhor que você seja no improviso, é importante seguir uma sequência linear na apresentação. Anote tópicos que possam te guiar na fala.

3 – Vá direto ao ponto: Procure falar todo o seu conteúdo em até 1 minuto e 30 segundos. Garanta que os 10 primeiros segundos sejam interessantes e cativantes para prender a atenção do recrutador. Faça uma boa introdução, desenvolva de forma clara e finalize agradecendo a oportunidade. Aproveite para mostrar características que o currículo vitae não consegue transparecer como sua personalidade e fluência verbal. Cuidado com o português e uso de gírias inapropriadas.

4 – Pesquise a empresa: Muitas empresas pedem currículos em vídeo juntamente com o documento em pdf para conhecer detalhes sobre o candidato. Por isso, pesquise a empresa e crie um vídeo onde fique claro que a empresa e você têm as mesmas ideias e orientações. Caso seja um vídeo currículo para uma oportunidade específica, lembre-se de responder a todas as perguntas feitas.
Carregando