Veja as mudanças no consignado para beneficiários do INSS

A contratação de empréstimos consignados por parte de aposentados e pensionistas do INSS é algo bem comum

Fonte: Da redação

Em 2021 o Governo Federal, por meio de uma medida provisória (MP), aplicou a ampliação da margem do crédito consignado para 40%. Contudo a referida MP, tem validade para 31 de dezembro deste ano.

Sendo assim, a partir de 1º de janeiro de 2022, a margem volta aos seus antigos moldes, de modo que haverá uma redução dos atuais 40% para 35%. Sendo assim, no próximo ano, o empréstimo consignado ficará nos seguintes moldes:

  • Margem de crédito consignado igual a 35%;
  • Sendo 30% destinado para contratação do empréstimo consignado;
  • 5% destinado para despesas ou saques relativos ao cartão de crédito.

Outra mudança relevante programada para 2022, diz respeito a obrigatoriedade da suspensão do pagamento das parcelas com novos contratos, viabilizada por lei em 2021. Com o fim da medida provisória, isto será opcional.

Em outras palavras, no próximo ano, a referida suspensão não será mais obrigatória. Sendo assim os segurados interessados em contratar um empréstimos consignado, deverão conferir na instituição escolhida se a possibilidade de suspensão existe, antes de assinar o contrato.

Vantagens do Consignado para beneficiários do INSS

A contratação de empréstimos consignados por parte de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é algo bem comum. Isto porque, as condições de crédito do serviço, como as taxas de juros cobradas, costumam ser bem vantajosas.

É preciso entender que o débito gerado mediante a contratação de um consignado, é descontado diretamente da folha de pagamento do segurado. Ou seja, a instituição que concedeu o empréstimo tem total garantia que a dívida será paga e, justamente, devido a isso, são encontradas melhores condições de crédito.

Atualmente, o aposentado ou pensionista do órgão, por lei, pode optar por comprometer até 35% do valor recebido em seu benefício na contratação de um empréstimo consignado, e 5% na utilização do cartão de crédito. Desta maneira, a margem atual para este tipo de empréstimo é de 40%

Fechar