Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Como o consórcio de veículos pode te ajudar a comprar um carro 0km

O consórcio de veículos abrange tanto utilitários, como também motocicletas, vans, caminhões, implementos rodoviários, entre outros

Foto: Reprodução

Comprar um carro 0km é mais fácil para quem participa de um consórcio de veículos. Além de garantir um automóvel novo sem juros, existem outras vantagens. Descubra quais são elas neste artigo.

O que é um consórcio de veículos?

O consórcio de veículos é uma modalidade de compra na qual uma administradora une um grupo de pessoas interessadas em um mesmo bem. Nesse tipo de compra, cada pessoa paga uma parcela ao fundo comum e, todo mês, pelo menos um integrante é contemplado por meio de sorteio ou lance ofertado.

O consórcio de veículos abrange tanto utilitários, como também motocicletas, vans, caminhões, implementos rodoviários, entre outros. Com uma carta de crédito no consórcio de veículo, você pode retirar um automóvel praticamente de qualquer marca que desejar — desde que seja no valor da carta.

Consórcio de carro

Hyundai, Toyota, Fiat, Chevrolet, Ford, Renault, Volkswagen… você pode retirar um carro 0km dessas marcas sem pagar juros nas parcelas e no total do veículo com um consórcio.

Consórcio de moto

Procura uma moto para trabalhar, para as tarefas do dia a dia ou para pegar estrada? Se quiser fugir dos juros, escolha comprar seu novo veículo de duas rodas com um consórcio.

Consórcio de caminhão

Essa modalidade de consórcio é ideal para quem trabalha na estrada e precisa de um novo veículo para alcançar novos objetivos. Máquinas pesadas também podem ser adquiridas por meio de consórcio.

Como funciona um consórcio de veículos?

Como já mencionado, o consórcio é promovido por uma empresa que junta pessoas que pagam mensalmente uma parcela referente a um bem. Nesse caso, o consórcio de veículos se refere ao grupo de pessoas interessadas em retirar um automóvel. Abaixo, estão alguns dos termos mais comuns nessa modalidade de compra.

Administração de consórcio

É uma empresa ou instituição que, sob supervisão do Banco Central do Brasil, fica responsável pelo grupo de consorciados. Existem companhias que trabalham exclusivamente como administradoras de consórcios e outras que incluem mais serviços.

Grupo de consórcio

Esse é o conjunto de pessoas que participa da compra. Cada um dos integrantes paga parcelas referente ao veículo estabelecido, seja um carro, moto, van, caminhão ou outro tipo.

Sorteio de consórcio

Todos os participantes ainda não contemplados participam mensalmente de um sorteio para definir quem pode pegar uma carta de crédito, mesmo antes de terminar de pagar todas as parcelas referente ao veículo.

Lance de consórcio

Caso um participante não queira esperar ser sorteado para retirar o veículo, é possível fazer uma oferta. O lance é uma oferta de adiantamento das parcelas. Essa é outra forma na qual um participante pode ser contemplado.

Carta de crédito

Ao ser contemplado, o participante do consórcio não sairá diretamente com o veículo, mas com uma carta de crédito no valor do automóvel ou motocicleta estabelecido em contrato e poderá retirar o produto que desejar.

O que é preciso para conseguir uma carta de crédito em um consórcio de veículos?

A carta de crédito pode ser obtida por todo participante do consórcio que tiver sido contemplado, seja por sorteio ou por ter dado um lance aceito pela administradora. Ao final das parcelas, todos os integrantes do consórcio terão recebido a carta.

Consórcio de carro 0km ou financiamento: qual escolher?

O consórcio de carro 0km é uma forma de comprar um automóvel novo sem pagar juros tanto nas parcelas quanto no valor total.

O financiamento, embora garanta o veículo imediatamente, muitas vezes exige entrada, tem juros mais altos e sujeita o consumidor a uma análise de crédito.

Vale a pena adquirir um carro 0km por consórcio?

Sim! Adquirir um carro 0km por consórcio de veículos é uma ótima forma de garantir um veículo novo sem juros.
Para que o negócio seja vantajoso, conheça bem a administradora, leia atentamente o contrato e verifique custos extras. Lembre-se também de conferir as regras de contemplação e lance.

Agora que você já sabe que é possível contratar um carro 0km com o consórcio de veículos, prepare-se para reunir sua documentação, fazer a simulação da melhor opção para você e realizar seu sonho do carro novo!

Carregando