Uma estrada de cinco quilômetros foi inaugurada na ilha de Tauá-Mirim, zona rural de São Luís, nesse domingo, 19. O local, distante 40 km do centro da cidade, só pode ser acessado por barco e possui cinco comunidades, Jacamim, Embaubal, Amapá, Ilha Pequena e Portinho. A obra, de acordo com o Governo do Maranhão, inclui ainda uma rampa de acesso, com o intuito de garantir segurança no embarque e desembarque de pescadores, moradores e turistas.
De acordo com Julio Mendonça, presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), a pavimentação possibilita melhoria na qualidade de vida, bem como dinamiza a economia da Ilha, que tem no pescado e na produção de farinha os principais produtos econômicos.
700 famílias moram na localidade, e agora foram beneficiadas com a importante via de acesso, além das melhorias que foram realizadas no Portinho, onde, quando chovia, se transformava em um grande lamaçal.
O Governo do Estado ainda entregou para a população local 100 cestas básicas, que somam uma tonelada de alimentos, conjuntos esportivos (384 itens), 20 motores para canoas de pesca artesanal, e uma praça revitalizada.