Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Saiba quais os serviços irão funcionar em São Luís no feriado de Natal

Prefeitura garantiu a circulação de 100% dos ônibus na capital nesta sexta, dia 24 de dezembro.

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Luís divulgou o esquema de funcionamento para as festividades de Natal. Nesta sexta-feira (24), o prefeito Eduardo Braide decretou ponto facultativo nas repartições da administração pública municipal. O atendimento à população ocorreu até quinta-feira (23) e será retomado na segunda-feira (27). Apenas os serviços essenciais seguirão em operação, como ordenamento do trânsito, defesa civil, fiscalizações sanitárias, limpeza pública, iluminação e de saúde, que serão mantidos, sendo estendidos para o sábado (25) e domingo (26).

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou que vai reforçar as ações na área central da cidade por ocasião das festas de Natal. A operação também contemplará os shoppings da cidade nos horários de pico.

A SMTT ressalta a importância do respeito ao pedestre, aos estacionamentos especiais e a todas as regras de trânsito em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

Durante o período, equipes de trânsito e transporte irão operar nos cinco terminais de integração, bem como agentes de trânsito estarão presentes em avenidas e vias de grande fluxo de veículos. Pelo Centro de Controle Operacional (CCO), a secretaria fará o monitoramento de várias regiões da cidade 24 horas.

Quanto à frota de coletivos em operação, por meio da Portaria de n° 90/2021, a Prefeitura garantiu o funcionamento de 100% dos ônibus na capital nesta sexta, dia 24 de dezembro. Já no sábado (25) e domingo (26), o transporte público terá seu quantitativo operacional de final de semana nas ruas.

A SMTT disponibiliza telefones de plantão para solicitações de perícias de acidentes de trânsito (98607 9807 e 3214 1149), fiscalização (99138 3453) e sinalização (99218 5739).

Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro estarão suspensos o funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde e Centros Municipais de Vacinação, que retornam segunda-feira (27). Já as unidades de saúde de urgência e emergência, como os hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão 1) e Clementino Moura (Socorrão 2), manterão expediente normal. Outro serviço importante do Município é o de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá aos chamados por meio do 192.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) está realizando a Operação Natal Seguro, por meio da Guarda Municipal de São Luís. O objetivo é promover a segurança preventiva a partir de patrulhamentos no circuito natalino situado na região central da capital maranhense, informou a gestão municipal.

Guardas municipais divididos em equipes estão atuando das 16h às 23h com o apoio do ônibus de videomonitoramento da Semusc, no período diurno e noturno, durante 24 horas, informou a Prefeitura. O ônibus ficará em locais estratégicos do Centro, como a Praça Benedito Leite, Avenida Pedro II e Praça João Lisboa. Além disso, a Guarda Municipal reforçará a segurança preventiva nos terminais de integração e em outros pontos.

A Defesa Civil de São Luís continuará fazendo seus trabalhos preventivos para impedir desastres nas áreas de riscos e outros locais, especialmente com o início do período chuvoso. “Agentes e bombeiros civis estarão de prontidão no órgão durante 24 horas para intervir em situações emergenciais e para as tarefas de visitas técnicas”, frisou a Prefeitura.

Já o Corpo de Guarda-Vidas intensificará os patrulhamentos nas praias da Ponta d’Areia, Olho d’Água e Caolho, que geralmente recebem grande número de pessoas nesta época do ano, alertando sobre os riscos de afogamentos e cuidados que deverão ser tomados para evitar situações dessa natureza no mar.

No período, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) também manterá equipes da Blitz Urbana atuando em regime de plantão para atender ocorrências relacionadas ao comércio informal, estabelecimentos e apreensão de animais. Durante estes dias, a população poderá encaminhar denúncias para a Central de Denúncias da Blitz Urbana por meio do WhatsApp 99130 0353.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) montou um plantão especial de trabalho com equipes atuando na pavimentação, drenagem e iluminação pública. Este último, pode ser solicitado por meio da Central no número 0800 2848082. Além disso, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), terá equipes de plantão nos dias 25 e 26 e os serviços administrativos funcionam até as 18h do dia 24, retornando na segunda-feira (27).

Carregando