Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Veja as carreiras mais promissoras para 2022

O Banco Nacional de Empregos (BNE) espera um aumento de vagas em diversos setores em 2022

Foto: Reprodução

O Banco Nacional de Empregos (BNE) espera um aumento de vagas em diversos setores em 2022. Entre as carreiras com maior destaque estão as de desenvolvedor, designer gráfico, atendente de loja, auxiliar de estoque, vendedor, operador de caixa, mecânico de manutenção, operador de telemarketing, promotor de vendas, recepcionista, consultor de vendas e auxiliar de escritório.

— Algumas dessas áreas tiveram força em 2021, como os setores de atendimento ao cliente. Espera-se que a demanda por trabalhadores continue alta em 2022 e novas vagas surjam com mais oportunidades aos trabalhadores — ressalta o gerente de negócios do BNE, José Tortato.

Apesar de a pandemia ter impactado a forma de contratação das empresas, a disponibilidade de vagas cresceu nos últimos meses. A demanda para 2022 pode estar relacionada à vacinação e à retomada das atividades presenciais.

— No fim do ano houve um salto de contratações, devido à Black Friday e às comemorações. A expectativa é que o movimento se mantenha — diz Tortato.

Veja algumas das carreiras que devem se destacar em 2022

Vendas e Marketing

Analista “martech” – responsável por estabelecer a integração entre a Tecnologia e o Marketing, aliando as demandas de Vendas e Marketing da empresa às melhores tecnologias a favor desses setores.

Líder de live streaming – sua função é garantir o bom funcionamento das transmissões ao vivo e coordenar uma equipe dedicada a entregar transmissões de qualidade para o público.

Recursos Humanos

Análise de pessoas (People analytics) – função responsável pelo processo de coleta, análise e geração de insights baseados em dados para a gestão de pessoas em empresas.

Gestão de mudanças (Change management) – tem a função de acompanhar o processo de planejamento e implementação de mudanças na empresa, garantindo que sejam concretas e duradouras.

Especialistas em DEI – responsável pelo planejamento, pela execução e pelo monitoramento de estratégias que tenham como foco a inclusão das pessoas nas empresas.

Analista de remuneração e benefícios e treinamento – responsável pela análise de salários e benefícios dos funcionários da empresa, além de treinamento dos colaboradores.

Engenharia

Piloto de drone – responsável pelo controle da máquina para a produção de imagens e fotos aéreas, inspeções de estruturas, monitoramento agrícola, segurança pública etc.

Engenheiro de georreferenciamento – responsável pelo mapeamento de imóveis rurais, definindo sua área e sua posição geográfica, o que inclui a criação de curvas de nível, diagnósticos locais e desenvolvimento de relatórios.

Engenheiro de dados – responsável por gerenciar e monitorar a captação, o armazenamento e a distribuição de dados em toda a empresa.

Engenheiro de inovação – responsável pela criação de novas soluções de produtos ou processos, complexas ou simples, para ganho de produtividade.

Tecnologia

Desenvolvedor front-end – responsável pela experiência do usuário em páginas web, tendo a função desenhar e desenvolver as páginas com as quais o usuário final vai interagir.

Desenvolvedor full stack – responsável por desenvolver as funcionalidades dos sistemas, atuando tanto criação de códigos para a execução das funções de uma aplicação web.

“Hacker do bem” ou pentester – profissional encarregado de conduzir testes de segurança em uma infraestrutura para prevenir invasões e exposições de dados.

Arquiteto de soluções – responsável pelo desenvolvimento, pela adequação e pela integração de novas soluções personalizadas aos processos já existentes nas organizações.

Especialista em machine learning – função é o desenvolvimento de cálculos, a simulação de cenários de decisão e a avaliação periódica dos resultados gerados por esses sistemas.

De acordo com a Robert Half, o mercado de trabalho vem se transformando a passos largos há alguns anos, e a pandemia ajudou a potencializar esse processo ao máximo. Em seu Guia Salarial 2022, a empresa mapeou as 15 profissões do futuro para que todos fiquem atentos, principalmente os mais jovens, que estão começando a planejar suas carreiras.

Muitas delas já são tendência para o presente, nas áreas de Engenharia, Recursos Humanos, Tecnologia e Vendas e Marketing. Entre as carreiras apontadas pelo relatório estão piloto de drone, engenheiro de dados, especialista em DEI e arquiteto de soluções.

Especialistas recomendam investir em formação continuada mesmo que on-line e em cursos gratuitos.

“Aposte em uma formação e cursos adicionais para focar no que se pretende. Graduação como um bacharalado, pós-graduação, cursos técnicos etc. fazem toda a diferença. Há inúmeras oportunidades no mercado, e o candidato deve buscar conhecer o conteúdo programático das universidades, escolas de negócios e cursos. Vale a ressalva que fazer estágios, frequentar palestras e cursos, vivenciar oportunidades ligadas às áreas de interesse, somam ao currículo no que se refere ao desenvolvimento profissional”, completa Cláudia Marchi, psicóloga, especialista em RH e em Desenvolvimento Humano da Degoothi.

Carregando