Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

1.254 acidentes com postes já foram registrados no Maranhão em 2021

Em São Luís, o número de casos chega a 193, de acordo com a Equatorial.

1.254 acidentes com postes já foram em 2021 no Maranhão (Foto: Divulgação)

Até o mês de outubro de 2021, já foram registrados 1.254 acidentes com postes em todo o Maranhão. Em São Luís, o número de casos chega a 193, de acordo com a Equatorial.

As ocorrências com quebra de postes da rede de energia elétrica, se tornaram notícia comum nos últimos dias em São Luís. Situações que afetam não só o condutor e ocupantes do veículo, como também as unidades consumidoras próximas ao local do acidente. As principais consequências são o fornecimento de energia interrompido, além das complicações no trânsito que afetam motoristas em circulação pela região afetada.

De acordo com os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada ou finais de semana, e são provocados por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falhas mecânicas por falta de manutenção dos veículos.

Outra causa frequente é a falta de atenção dos motoristas, como por exemplo, o uso do celular ao volante. As vias com o maior número de acidentes em São Luís são as avenidas: Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos, Franceses, Estrada da Maioba- MA – 202, e a Estrada de São José de Ribamar – MA 201.

Para que o número de acidentes pare de crescer, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral.

Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Equatorial Maranhão informou que instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes – feitas com manilhas cheias de areia. O objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro, além de preservar assim a vida do motorista e passageiros.

Prejuízos

O custo para a troca de postes e componentes da rede danificados durante um acidente varia de R$ 3 mil a R$ 44 mil reais, conforme a Equatorial Maranhão.

O custo, de acordo com a operadora de energia, vai de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. Mas, na maioria dos casos, o prejuízo acaba ficando com as distribuidoras de Energia, pois nem sempre é possível identificar o autor.

O que fazer em acidentes com quebra de poste

A Equatorial Maranhão reforça que em situações dessa natureza, a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192). É arriscado se aproximar de fios e cabos, ou mesmo tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Nos casos em que a estrutura caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia

Carregando