Retrospectiva destaca as principais ações realizadas pelo HTO no ano de 2021

Em quatro anos de funcionamento, a unidade de saúde, gerenciada pelo Invisa, ultrapassou a marca de 13 mil cirurgias realizadas.

Da redação: Vinicius Bogea

O ano de 2021 foi marcado por muitas realizações no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO). Em quatro anos de funcionamento, a unidade de saúde, gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), ultrapassou a marca de 13 mil cirurgias realizadas e é referência no atendimento de média e alta complexidade exclusivo em ortopedia e traumatologia no estado.

HTO agora conta com ambulância esclusiva para melhor atender os pacientes (Foto: Divulgação)

Nesta retrospectiva, serão mostradas as principais ações realizadas no HTO.

HTO reforça a campanha do Janeiro Branco

Preocupado com o bem-estar dos seus pacientes de uma forma geral, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) se engajou à campanha, mais uma vez, com orientações e visando à conscientização sobre o tema.

Funcionários e pacientes do HTO foram informados sobre os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que coloca o Brasil como o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Janeiro Roxo é tema de mobilização e conscientização no HTO

O último domingo de janeiro é dedicado ao Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase. A data foi criada para mobilizar a sociedade em torno da doença que, antigamente, era conhecida como lepra. Diversas ações de conscientização são realizadas pelo país e marcam a campanha do Janeiro Roxo, no qual chama-se atenção para os sinais e sintomas da hanseníase, alertando para a importância do diagnóstico precoce a fim de evitar sequelas graves.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) vai além das suas especialidades clínicas e se faz presente em todas as campanhas sociais, incluindo o Janeiro Roxo. Por meio de palestras e mobilização interna, a unidade trabalhou a conscientização de funcionários e pacientes em relação à existência da hanseníase, assim como a sua prevenção.

HTO reforça ações de prevenção contra a Covid-19

A crescente de casos da Covid-19 no país, inclusive no Maranhão, no mês de fevereiro de 2021,ligou o sinal de alerta em todos os setores, e com o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) não foi diferente.

A unidade de saúde já utilizava todos os protocolos sanitários recomendados, e agora reforçou as ações de prevenção para conter a propagação do novo coronavírus. As orientações sobre higiene das mãos e distanciamento social são constantes, tanto para funcionários quanto para pacientes e seus respectivos acompanhamentos.

Funcionário do HTO leva alegria e informação ao Carlos Macieira com a campanha Adorno Zero

A preocupação do HTO vai além de suas dependências, e as ações abrangem outras unidades de saúde, como aconteceu nesta sexta-feira, 26, no Hospital Carlos Macieira, o enfermeiro e executor da CCIH do HTO, Roque Costa levou o “Pagode do Adorno” para reforçar a campanha naquela unidade de saúde.

Funcionárias do HTO são homenageadas no Dia Internacional da Mulher

No Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), o 08 de março, Dia Internacional da Mulher, não passou em branco, e as profissionais da unidade de saúde foram agraciadas com uma singela homenagem.

Funcionárias do HTO foram homenageadas no Dia Internacional da Mulher

Momento para reconhecer o esforço das funcionárias do HTO, dos mais variados setores, neste período específico de pandemia, em que elas têm sido fundamentais no cuidado aos pacientes.

Primeiro paciente recuperado da Covid-19 no HTO celebra a alta

O primeiro paciente recuperado da Covid-19 no HTO já recebeu alta no dia 23 de março. Trata-se de Lucas Salomão, natural de Miranda do Norte-MA, que celebrou ter superado a infecção: “Venci a Covid com a ajuda do meu Jesus Cristo. Você também pode vencer muitas batalhas com a ajuda de nosso senhor Deus. Agradeço a todos no HTO pela dedicação com que cuidaram de mim e de todos os pacientes”, destacou.

Lucas Salomão se recuperou da Covid no HTO

O HTO destacou uma ala exclusiva para pacientes com coronavírus, com o intuito de reforçar a assistência neste momento delicado da pandemia. As outras dependências seguem com os atendimentos normais aos pacientes ortopédicos.

HTO promove ação de Páscoa com “Cantoria Terapêutica” para os pacientes

No último dia 4 de abril, domingo de Páscoa, o HTO promoveu a ação “Cantoria Terapêutica”, que tem o objetivo de proporcionar bem-estar e alegria aos pacientes e profissionais de saúde que estão na linha de frente da luta contra a Covid-19.

HTO segue investindo em atendimento humanizado para levar esperança aos pacientes

Em uma ação realizada pela unidade de saúde, os pacientes receberam recadinhos humanizados, com mensagens de fé, coragem e esperança durante as refeições.

A ação foi organizada pelos núcleos de nutrição, segurança do paciente, de qualidade, gerência de enfermagem, psicologia e terapia ocupacional, além do time do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

HTO promove Semana Abril Verde pela segurança no trabalho e do paciente

HTO realizou, entre os dias 19 e 23 de abril, a “Semana Abril Verde”, ação pela segurança e saúde no trabalho e segurança do paciente.

A iniciativa teve uma programação diversificada, que contou com a participação e organização do Técnico de Segurança do Trabalho do HTO, Pedro Ney, e do Núcleo de Segurança do Paciente, representado pela enfermeira Jhéssica Gomes. A ação também contou o envolvimento dos setores da CIPA, Psicologia, CCIH, Núcleo de Qualidade e Time NEP.

Com mais leitos para Covid-19 em outras unidades, HTO volta a se dedicar a cirurgias

Com a inauguração de 60 leitos no Hospital de Campanha em São Luís, no dia 31 de março, e a expansão feita desde o início do ano em outras unidades, o Governo do Maranhão liberou 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), outrora dedicados exclusivamente para o tratamento da Covid-19, para o retorno de cirurgias ortopédicas.

HTO promove campanha educativa por trânsito seguro em parceria com o Detran

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) – gerenciado pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa) -, em parceria com o Detran-MA, promoveu uma campanha educativa por um trânsito seguro a favor da vida. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 20, na sede da unidade, no bairro Jardim Eldorado, Turu, em São Luís, e faz parte do “Maio Amarelo“, que tem o objetivo de promover o respeito e responsabilidade no trânsito.

Equipe do HTO fez alertas de conscientização por um trânsito seguro no Dia do Motociclista (Foto: Divulgação)

HTO é certificado com alta conformidade às práticas de segurança do paciente

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, HTO, que é gerenciado pelo Instituto Vida e Saúda (Invisa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, conquistou o certificado alta conformidade às práticas de segurança do paciente, após avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

HTO promove campanha de sensibilização para doação de sangue

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTOpromoveu, na última sexta-feira (18 de junho), o “Arraiá da Doação”, ação paralela ao Arraial da Cirurgia, como parte da campanha “Junho Vermelho“. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar familiares e acompanhantes de pacientes para a importância da doação de sangue.

Projeto Sala de Espera do HTO aborda os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Projeto Sala de Espera do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), gerenciado pelo Instituto Vida e Saúde – Invisa –, apresentou como tema, neste mês de julho, o aniversário de 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Iniciativa que é considerada um marco na proteção dos direitos da criança e do adolescente.

HTO promove atividade sobre o Dia Mundial da SEPSE

Sempre preocupado com o bem-estar do paciente, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) desenvolve constantemente uma série de ações educativas, com o intuito de orientar seus colaboradores a desenvolver um trabalho cada vez mais eficiente.

No dia 15 de setembro, a unidade de saúde, que é gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), promoveu uma atividade em alusão ao Dia Mundial da SEPSE, doença conhecida popularmente como infecção generalizada.

HTO realiza intensa programação no Dia Mundial da Segurança do Paciente

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa) realizou uma vasta programação referente ao Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Foram dois dias de intensas atividades, 14 e 17 de setembro, com relatos da experiência positiva sobre a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em um hospital de ortopedia de São Luís.

HTO celebra quatro anos de funcionamento no Maranhão

Referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) completa quatro anos de funcionamento. A unidade, que atende pacientes de todo o Maranhão, faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e é gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa).

Os quatro anos do HTO foram comemorados com uma programação especial (Foto: Rogério Sousa)

Para celebrar os quatro anos de funcionamento da unidade, nessa sexta-feira (15), foi realizada uma programação especial, que contou com apresentação artística da Escola de Música do Maranhão e a entrega do espaço “Beco dos Girassóis”. Trata-se de uma área de convivência para profissionais do HTO e acompanhantes de pacientes.

HTO ultrapassa a marca de 13 mil cirurgias ortopédicas realizadas

O mês de outubro marcou os quatro anos de funcionamento do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO). Nesse período, já foram realizados mais de 50 mil atendimentos, que fizeram a unidade de saúde, gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), ultrapassar a marca de 13 mil cirurgias ortopédicas.

Um número expressivo, que consolida o HTO como referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade ortopédica.

Projeto Sala de Espera do HTO aborda Dia Internacional de Combate a Violência contra a mulher

O Projeto Sala de Espera do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde do Estado gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde – Invisa –, teve como tema da edição do mês de novembro o Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher.

HTO cria o “Beco dos Girassóis”, espaço de convivência para pacientes, acompanhantes e funcionários

Como parte desse processo completo de atender as pessoas da melhor maneira possível, o HTO criou o Beco dos Girassóis, espaço desenvolvido na área interna do hospital com o objetivo de oferecer aos pacientes, acompanhantes e profissionais um ambiente humanizado e acolhedor.

Gerenciado pelo Invisa, HTO agora conta com ambulância exclusiva para melhor atender os pacientes

Gerenciado pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) agora conta com uma ambulância exclusiva. Com o veículo, a unidade estadual, referência no atendimento de casos de média e alta complexidade, amplia os cuidados aos pacientes, facilitando o transporte para a realização de exames e procedimentos.

Somente de janeiro a novembro de 2021, foram mais de 116.347 atendimentos, destes, 3.113 procedimentos cirúrgicos (Foto: Divulgação)

HTO promove atividade lúdica de natal para reforçar o combate à infecção hospitalar

O clima natalino pairou sobre o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade estadual de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), que ganhou as cores do Natal sem esquecer dos seus propósitos profissionais e bem-estar dos pacientes.

No mês alusivo ao Natal, o Papai Noel passou pelas dependências do HTO, levando uma atividade lúdica com o tema “Noelzão do Combate à Infecção”.

Dr. Odair Teodoro destaca ano produtivo do HTO e redução de infecções hospitalares na unidade

Diretor geral do HTO, Dr. Odair Teodoro Tostes destacou o ano produtivo da unidade de saúde estadual.

O diretor também, fez questão de frisar os baixos casos de infecções hospitalares registrados no HTO em 2021.

Fechar