Ribamar: ruas do Alto do Turu estão com acesso obstruído

Prefeitura de Ribamar informou que as vias estão incluídas no cronograma de serviços e que no início do ano vai priorizar os trabalhos.

Fonte: Yasmin Ribeiro

As ruas do Alto do Turu 1, no município de São José de Ribamar,estão apresentando situação precária em sua pavimentação, até mesmo as mais próximas da avenida principal. Trechos esburacados, falta de pavimentação e terraplanagem, pontos de esgoto com acúmulo de lixo, acessos obstruídos às transversais por conta do solo enlameado e cheio de erosões, são alguns dos problemas que os moradores enfrentam diariamente, e que deve se intensificar com a chegada do período de chuva.

Marlene Viana, moradora da Alameda Paço do Lumiar há três anos, na Rua 19, relatou que as ruas internas são praticamente todas intrafegáveis, inclusive com algumas ainda piores do que a dela, como é o caso da Rua 33, e que os moradores passam por lá com muita dificuldade.

“No período de chuvas, só se agrava a situação, são poças gigantescas que se formam e muita lama, dificultando a passagem de carros e pedestres, e quando precisamos de um transporte que venha até nós, de um Uber, eles não vêm, e o que pedimos é providência por parte do poder público”, disse Marlene.

A moradora afirmou ainda que, no início do ano de 2020, colocaram terraplanagem apenas no início da rua e, aparentemente, os moradores acharam que eles iriam asfaltar por completo, mas isso não aconteceu. Para piorar, o período de chuvas acabou com o pouco trabalho que tinham começado na rua dela.

Além do serviço público não ter dado nenhum prazo para finalização dos serviços na Rua 19, Marlene explicou também que os problemas das ruas refletem nos carros e motos dos moradores, que constantemente passam por assistência mecânica geral, troca de peças, entre outros serviços. Infraestrutura precária que acarreta prejuízos à comunidade.

Islan da Silva, morador também da Rua 19 há pouco mais de dois anos, contou que começaram as obras pelas transversais há bastante tempo, mas pausaram e não continuaram, além do longo intervalo entre o serviço de uma rua e outra.

“A gente paga nossos impostos, tudo certinho, né, e aguarda a boa vontade do poder público de fazer alguma coisa pela infraestrutura das nossas ruas que precisam de melhoria urgente. Principalmente se essa melhoria está diretamente relacionada ao direito de ir e vir e também à nossa segurança”, relatou Islan.

Ele disse também que já sofreu prejuízos no seu veículo por conta das ruas com problemas, e que os moradores do bairro não precisam de dinheiro, nem de políticos que só apareçam em época de eleição, mas sim de ação, do trabalho imediato.

O morador Manuel Silva compartilhou dos mesmos relatos de seus vizinhos, tanto na indignação quanto nos prejuízos. Contou também que até para as pessoas visitarem ele e sua família fica difícil pela rua em que moram estar nessas condições, que só tendem a piorar.

“Eles disseram que começaram essas obras pelo Jardim Turu, porém o que eu soube foi que a verba veio, mas nenhuma obra foi concluída de fato, então, é necessário que se verifique essa situação”, disse Manuel.

A falta de saneamento público também é um problema sério do bairro, já que colabora com a atividade de marginais pela região, que se escondem em terrenos abandonados pelos seus proprietários e lá ficam morando e se preparando para agir. Os terrenos só passam por limpeza e manutenção por causa dos moradores que se juntam e mandam fazer esses serviços.

Vários são os relatos, inclusive de uma ex-moradora da região, que estava gestante e recentemente se mudou, pois não aguentou o descaso com o local, principalmente com a Rua 19 em que morava. Após ter sua casa assaltada, e seus bens levados, decidiu se mudar de lá com seu marido.

Com o período de chuvas se aproximando, os moradores do Alto do Turu 1 pedem o olhar das autoridades sobre essa sua situação e a resolução desses problemas o quanto antes.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a prefeitura de São José de Ribamar informou que está realizando serviços de infraestrutura em todo o município, principalmente nas regiões do Alto Turu e Parque Vitória. E que, para as ruas mencionadas na matéria, a prefeitura já está com todas as vias inseridas no cronograma de serviços, e no início do ano dará prioridade na execução dos trabalhos nessas localidades.

Fechar