Veja como está a situação na cidade de Mirador após cheia do Rio Itapecuru

Por conta da elevação do Rio Itapecuru, a Defesa Civil emitiu alerta aos municípios de Itapecuru-Mirim, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Santa Rita e Rosário

Fonte: Da redação

Informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) apontam que 40 famílias estão desalojadas na cidade de Mirador, após a cheia do rio Itapecuru. Moradores deixaram suas casas e tiveram que buscar abrigo em casa de parentes ou nos abrigos em escolas da cidade.

Portal Elias Lacerda | Mirador: Veja fotos e vídeos onde chuvas fizeram rio  Itapecuru invadir a cidade e derrubar várias casas

De acordo com o coronel Célio Roberto de Araújo, comandante do CBMMA, que está na cidade ao lado do secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, a prioridade dos bombeiros é a remoção das famílias das áreas de risco, seguida do apoio com medicamentos e alimentação.

“Estou aqui no município de Mirador, que está sendo afetado pela enchente do rio Itapecuru. Nós já temos um grande número de famílias desabrigadas, resultado das fortes chuvas que têm se precipitado no estado do Maranhão. A determinação do governador Flávio Dino é que eu viesse para cá, juntamente com o secretário de Cidades, Márcio Jerry, a fim de mitigar, o mais rápido possível, os efeitos dessas enchentes, atendendo as vítimas, essas famílias que estão desabrigadas, com o apoio de medicamentos, de alimentos e tudo que for necessário, principalmente, fazendo a remoção das famílias que ainda estão em local de risco, para os abrigos”, disse.

Grande volume de chuvas causa cheia em rio e deixa cidade de Mirador  inundada - Imirante.com

Salas em escolas já foram reservadas para receber as famílias desalojadas. Um total de 15 pontes estão danificadas, destruídas ou submersas. Por conta da cheia do rio, o fornecimento de luz e água na cidade estão suspensos. A Equatorial Energia informou que a suspensão foi uma medida de segurança, conforme avaliação técnica, e logo que o nível do rio baixar, a energia será religada.

Chuvas fortes causam enchentes em Mirador, no Sul do Maranhão | Maranhão |  G1

Outras cidades em alerta

Por conta da elevação do Rio Itapecuru, a Defesa Civil emitiu alerta aos municípios de Itapecuru-Mirim, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Santa Rita e Rosário para a aplicação de planos de contingência nas áreas de riscos mapeadas pelas coordenadorias municipais.

Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, militares da 13ª CIA já preparam plano de ação junto as prefeituras, devido à tendência de elevação do Rio Mearim, que atingiu a marca de 4,82 metros que, por enquanto, ainda está inferior a cota de alerta.

 

Fechar