SÃO LUÍS – A Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que deu início, nessa quarta-feira (5), ao período de inscrições de novos alunos para a rede municipal de ensino para o ano letivo de 2022. Para facilitar a compreensão das famílias, a inscrição ocorre no mesmo prazo para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2022, o ano letivo está previsto para iniciar no dia 1° de fevereiro, com aulas presenciais.
Para os novos alunos, ou seja, aqueles que querem ingressar na Rede Municipal de Ensino de São Luís no ano de 2022, o período de inscrição vai até o dia 10 de janeiro de 2022, de forma on-line, através do site da Prefeitura de São Luís.
As inscrições podem ser feitas por meio do Sislame (Sistema para Administração e Controle Escolar), que distribui as vagas segundo critérios objetivos, com prioridade de atendimento a alunos com deficiência, residentes nas proximidades da escola, alunos que possuam irmão já matriculado na unidade de ensino solicitada e famílias com benefício social ativo. O responsável do aluno terá a opção de indicar até três escolas municipais do seu interesse no período de inscrição, de modo a facilitar o atendimento das famílias e a distribuição das vagas.
O resultado das inscrições dos novos alunos será divulgado no dia 14 de janeiro, também no site da Prefeitura. Entre os dias 17 a 21 de janeiro os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola indicada no resultado das inscrições para entrega da documentação e conclusão da matrícula do aluno.
Durante o período de matrículas, a Semed disponibiliza atendimento especial aos pais e responsáveis, de forma presencial, em sua sede, localizada no Ed. Trade Center – São Francisco, ou de forma remota, pelo Whatsapp número (98) 99160-7726 e pelo e-mail [email protected].
Rematrículas prorrogadas
Entre os dias 20 a 29 de dezembro de 2021, foram realizadas as rematrículas e transferências internas dos alunos que já estudam na rede municipal. Por conta da demanda, a Semed prorrogou o prazo até sexta-feira (7). Os pais ou responsáveis devem ir diretamente à escola onde o aluno está matriculado, das 8 às 12h e das 14 às 17h.
Segundo Gusmaia Mousinho, secretária-adjunta de Ensino, a etapa de matrícula é fundamental para consolidar a permanência dos estudantes nas escolas. “É fundamental que a família esteja na escola para acompanhar todo o ano letivo do estudante e para renovar os compromissos de ensino dos seus filhos. Neste momento buscamos fortalecer o vínculo família-escola, pilar fundamental para a redução da evasão escolar”, completou.