São Luís: Conjunto dos Bancários recebe painel grafitado

A arte urbana vai retratar os sotaques e a história do Bumba Meu Boi do Maranhão.

Fonte: Redação/Assessoria

SÃO LUÍS – O Conjunto dos Bancários, localizado na Rua Itapary, Centro, foi reformado e recebeu murais de grafite, produzidos por quatro artistas maranhenses. A arte urbana vai retratar os sotaques e a história do Bumba Meu Boi do Maranhão.

A ação integra o projeto Cores na Cidade, que tem o objetivo de incrementar o turismo com melhorias urbanas em vias tradicionais do conjunto arquitetônico preservado da capital maranhense. A ideia, também, é contemplar as ações de recuperação do reboco, pintura das fachadas, revitalização e pintura de gradis e esquadrias dos prédios.

A história dos sotaques do Bumba Meu Boi será recontada em quatro painéis, por quatro grafiteiros da capital maranhense, que são: Negônica, Origes, Edu Bruzaca e Eduardo Inker.

Para o muralista Eduardo Inke, um dos artistas convidados, destacou a possibilidade de mostrar a história e a beleza da cultura local por meio das cores da arte urbana: “É uma forma de mostrar a riqueza e a potencialidade do nosso Bumba Meu Boi e dos artistas regionais por outro olhar da arte e dos desenhos do grafite”, disse.

Além das pinturas em grafite, as melhorias no Conjunto dos Bancários envolvem a revitalização da área externa e comuns dos oito prédios e conta ainda com intervenções como, recuperação de reboco, pintura das fachadas, esquadrilhas e paisagismo, informou o Governo do Estado, que executa a obra por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Atualmente, as equipes seguem com os reparos das instalações elétricas e a construção do telhado dos prédios e do gradil.

Fechar