São Luís: ausência de insumos e alta procura suspende realização de testes de Covid

A situação é crítica, segundo relatos de especialistas na área de saúde ouvidos pelo O Informante (Grupo Jornal Pequeno)

Fonte: Da redação

Diante da alta procura nos últimos dias por testes de Covid-19, hospitais particulares e laboratórios de São Luís estão suspendendo a realização dos exames por falta de insumos.

A situação é crítica, segundo relatos de especialistas na área de saúde ouvidos pelo O Informante (Grupo Jornal Pequeno). Há relatos de que laboratórios como Cedro e Gaspar suspenderam a realização dos exames.

Por meio de nota, a Rede D’or, proprietária do UDI Hospital, informou que considerando o aumento da demanda e a limitação dos recursos, o hospital está priorizando a realização desses exames em pacientes com indicação clínica para definição de tratamento e isolamento, pacientes internados e em profissionais de saúde, limitando a realização dos exames eletivos ou em pacientes com bom estado geral.

A Rede D’or também informou que todos os exames já coletados estão sendo entregues nos prazos acordados, e que todos os agendamentos eletivos já confirmados estão mantidos. A nota encerra afirmando que “tão logo haja um reequilíbrio entre a demanda e os insumos disponíveis, retomaremos a testagem de pacientes que não estejam nos critérios de prioridade citados acima”.

A alta procura pelos exames também já reflete nos testes realizados nas farmácias da capital. Leitores informaram ao JP que 90% das farmácias não possuem mais testes.

O Jornal Pequeno entrou em contato com o laboratório Gaspar (Grupo Dasa) e aguarda uma posição oficial.

Fechar