Senai irá capacitar mulheres para trabalhar na Alumar em São Luís

Foram alinhados prazos e providências para a elaboração do cronograma de atividades do projeto de formação de 50 profissionais.

Fonte: Aquiles Emir

SÃO LUÍS  – O Consórcio Alumar fechou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), para aumentar o número de mulheres em seu quadro de funcionários – inclusive na produção de alumina e alumínio, um ambiente tradicionalmente masculino. A capacitação será pelo Projeto Mulheres na Redução Alumar, que vai formar 50 profissionais para o setor de operação do Smelter. As atividades terão início em abril deste ano.

Participaram do encontro virtual que selou a parceria, realizado na última sexta-feira (07), pelo Senai, o coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Senai Maranhão, Rogério Garcês; o gerente de Gestão de Tecnologia e Inovação, Gilberto Lopes; e o gerente em exercício do CEPTI – DI, José João Fonseca. Também estavam presentes; a gestora de RH da Alcoa, Riane Oliveira, e Beatriz Costa,  do Centro de Treinamento da Alumar.

Rogério Garcês lembra que o Senai é parceiro da Alumar desde a sua implantação em São Luís, há mais de 30 anos. Agora, a empreitada para a formação e inserção de mulheres na linha de produção é mais uma prova da relação de credibilidade entre as duas grandes empresas.

“O Senai demonstra, com a expertise em formação e parcerias de sucesso nestes moldes, que só vem contribuir com a Alumar, uma respeitada empresa de produção. Nós estamos com as portas abertas para deixar o legado em fazer o nosso melhor para colocar essas mulheres na linha de produção com previsão para abril deste ano”, assegura Garcês.

Parceria

Gilberto Lopes, que atua na gestão de tecnologia e inovação Senai, esteve por muitos anos na Alumar e presenciou sempre um esforço de englobar a diversidade nas suas operações e confirma que já existia mulheres trabalhando na área de instrumentação, até mesmo na área de solda. Ele afirma que Alumar vem mais uma vez quebrar os paradigmas e estender possibilidades para as mulheres maranhenses no setor de operação, uma área de alta complexidade.

“O Senai tem a responsabilidade, pela confiança depositada da Alumar no sentido da formação e preparação dessas mulheres, de mostrar para o resto do Brasil a importância de se engajar num programa dessa magnitude”.

Raiane Oliveira manifestou que a escolha do Senaj para formação dessas mulheres se deve à competência histórica que o órgão conquistou como um centro de educação profissional.

“Valorizamos a oferta de um bom ensino e, ao longo dos anos de parceria, o Senai tem demonstrado muito comprometimento com a formação dos seus alunos, o que, consequentemente, impacta na qualidade dos profissionais que se apresentam.”

Na reunião foram alinhados prazos e tomadas de providências para a elaboração de cronograma de atividades do projeto de formação das 50 mulheres que serão selecionadas a partir do banco de ex-alunas formadas pelo Senai. Os cursos de formação requisitados pela Alumar serão na área de operador de processo em alumínio (OPMA) e técnico em eletromecânica com previsão de início para a segunda quinzena de fevereiro.

Fechar