Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Como garantir sua saúde bucal? 4 dicas para o cuidado diário

A região da nossa boca tem papel fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo

Foto: Reprodução

Você sabia que ter uma saúde bucal em dia vai muito além de ter dentes ‘brancos’ e bonitos? É isso mesmo. Para quem pensa que escovar os dentes uma ou duas vezes ao dia é o suficiente, está muito enganado.

A região da nossa boca tem papel fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e, por isso, merece toda a nossa atenção quando o assunto é garantir sua higienização correta e adequada.

E se você for parte do grupo de pessoas que tem dúvidas sobre o tema, não se preocupe. No texto de hoje, trouxemos dicas essenciais para que você aprenda a cuidar dos seus dentes da maneira correta e o passo a passo para manter sua saúde bucal. Continue a leitura até o final do texto para saber mais e confira!

Qual a importância da saúde bucal?

O que muitos não imaginam é que nossa qualidade de vida pode estar  intimamente associada ao modo como higienizamos os nossos dentes, língua e bochechas.

Isso porque sua limpeza não apenas nos garante uma boa aparência mas também uma fala sem empecilhos e uma mastigação correta dos alimentos. Além de evitar problemas mais graves como cáries ou gengivite.

A adoção de hábitos como fazer uma escovação correta e o uso do fio dental após cada refeição, nos ajudam a impedir que bactérias e germes causem enfermidades no nosso corpo também.

É isso mesmo. Quando não damos atenção e o devido cuidado aos nossos problemas bucais, eles podem impactar na saúde do nosso organismo como um todo; e doenças como gastrite, retração gengival, periodontal, e muitas outras, podem surgir com o tempo.

Além disso, temos que lidar também com os sintomas e todas as complicações causadas por esses problemas. E, por hora, somos impedidos de realizar atividades comuns como mastigar ou falar em público, o que pode nos colocar em situações desagradáveis.

Pois podemos nos sentir preocupados com o que os nossos familiares e amigos estão pensando a nosso respeito e se estamos incomodando.

Como escovar os dentes da maneira certa?

Como mencionamos acima, nossa saúde bucal não é sobre termos um sorriso perfeito e sem falhas como aqueles das capas de revista, mas sim a consequência dos cuidados que adotamos no nosso dia a dia.

Todos eles são simples e podem entrar na nossa rotina em horários flexíveis. Mas antes de falarmos sobre isso, confira algumas dicas importantes!

Escolha uma escova macia e que machuque a sua gengiva durante a escovação;

Faça uma escovação cuidadosa de no mínimo 2 minutos, 3 vezes ao dia; 

Opte por um creme dental com flúor de sua preferência;

Use o fio dental depois de cada escovação; 

Faça o uso de enxaguante bucal com flúor, caso seja recomendado por seu dentista.  

4 dicas essenciais para manter sua saúde bucal

Quando se trata de garantir sua saúde bucal não há dica mais preciosa do que dar muita atenção aos cuidados preventivos, pois assim como em outras áreas, na odontologia prevenir ainda é o melhor remédio.

Nesse sentido, seguem algumas dicas de como evitar complicações e manter sua boca saudável:

Garanta a escovação após as principais refeições

O ideal é que os dentes sejam escovados após cada refeição. Contudo, se isso não for possível na sua rotina, é importante que sejam garantidas pelo menos a higienização após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

Isso porque, no intervalo entre uma refeição e outra, os resíduos que ficam em sua boca  podem atrair diversas bactérias causadoras de cáries e outras doenças que afetam a saúde bucal. Além disso, essa prática é essencial para manter um hálito fresco e um sorriso bonito.

Cuidado com os hábitos alimentares

Procure evitar alimentos que facilitam o surgimento de cáries. Uma alimentação saudável e com pouco consumo de  açúcar, rica em frutas e vegetais é uma excelente forma de preservar a saúde da sua boca e evitar cáries.

Fique atento aos danos causados pelo açúcar e à quantidade adicionada aos alimentos, especialmente em bebidas como refrigerantes e sucos industrializados, além dos famosos doces e guloseimas.

Quando não resistir a tentação dos doces,  escove os dentes com maior atenção após a sua ingestão.

Use o fio dental em cada escovação

Esse é um grande aliado para a limpeza da boca e deve ser usado regularmente, idealmente depois de cada escovação.

O fio dental tem a função de retirar os resíduos que se alojam entre os dentes, onde a escova não alcança e deve ser passado de forma suave entre todos os dentes, friccionando de baixo para

Vá ao dentista regularmente

A frequência recomendada para visitar um dentista é a cada seis meses. No entanto, é importante ficar atento a incômodos, desconfortos e até mesmo dores e não deixar de consultar um profissional sempre que necessário.

Além disso, o acompanhamento odontológico é essencial para prevenir e identificar possíveis complicações para a saúde bucal, como cáries e acúmulo de placa bacteriana (tártaro), assim como para a correta orientação sobre técnicas de escovação e cuidados para um sorriso saudável.

Como já mencionamos, as melhores dicas para se manter com uma boca saudável passam pela prevenção, incluindo o acompanhamento de um dentista de confiança.

Além destes, podemos citar cuidados como:

  • Sempre observar sua boca e ficar atento a alterações na língua, no céu da boca, nas gengivas e bochechas (lesões, manchas, placas esbranquiçadas ou pequenos machucados);
  • Dar maior atenção à higienização antes de dormir, uma vez que, durante o sono, o fluxo de salivação diminui, favorecendo o aparecimento de bactérias e microrganismos que podem afetar a saúde bucal;
  • Fazer um bochecho antes da escovação a fim de  eliminar resíduos de alimentos e evitar que eles sejam transferidos para a escova;
  • Sempre limpar a língua, de preferência com o limpador de língua;
  • Evitar hábitos nocivos como a ingestão exagerada de álcool e o tabagismo.

Conclusão

Adotar cuidados preventivos de saúde bucal é imprescindível para evitar problemas dentários e até mesmo doenças cardiovasculares, uma vez que a boca é a porta de entrada para bactérias e organismos perigosos para a  saúde.

Nesse sentido, garantir o melhor acompanhamento odontológico é um fator essencial. A Clínica dentária lisboa é referência nessa área e conta com os melhores profissionais para cuidar da sua saúde bucal. Venha conhecer nossos serviços.   

Carregando