Veja aqui se você vai receber o Auxílio Brasil dia 18

O valor mínimo a ser pago será de R$ 400 mensalmente até o final deste ano

Fonte: Com informações Jorge Roberto Wrigt

O Ministério da Cidadania informou que 3 milhões de famílias entraram no programa Auxílio Brasil entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Segundo o Ministério, o programa social vai atender cerca de 17 milhões de famílias.

O governo acredita que com esse número de famílias que serão atendidas, a fila de espera tenha sido zerada. Desta forma, pessoas que atendiam as exigências de seleção e que não estavam recebendo o dinheiro, poderão ser beneficiadas com o pagamento que começa a ser liberado no dia 18 de janeiro.

No entanto, muitas pessoas poderão ficar de fora do programa, isso porque o governo faz uma avaliação, se a família não estiver inscrita no Cadastro Único ou não ter seus dados atualizados, não poderão ser beneficiados com o Auxílio Brasil.

O governo admite não ter vagas para todo mundo, por isso criou uma lista de prioridade:

Serão incluídos agora no pagamento, os quilombolas, indígenas, famílias com registro de trabalho infantil, pessoas em situação de extrema pobreza e pobreza.

O valor mínimo a ser pago será de R$ 400 mensalmente até o final deste ano. Em 2023, não há previsão de qual será o valor do Auxílio Brasil.

Calendário do Auxílio Brasil

Data de pagamento Quem recebe
10 de dezembro Beneficiários com NIS de final 1
13 de dezembro Beneficiários com NIS de final 2
14 de dezembro Beneficiários com NIS de final 3
15 de dezembro Beneficiários com NIS de final 4
16 de dezembro Beneficiários com NIS de final 5
17 de dezembro Beneficiários com NIS de final 6
20 de dezembro Beneficiários com NIS de final 7
21 de dezembro Beneficiários com NIS de final 8
22 de dezembro Beneficiários com NIS de final 9
23 de dezembro Beneficiários com NIS de final 0

 

Como Consultar o Cadastro Único?

Para saber se você saber se está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), basta acessar o site do Ministério do Desenvolvimento Social, clicando em “Consulta Cidadão Cadastro Único”, sendo necessário preencher os dados como nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

A consulta também pode ser feita pelo celular no “Meu CadÚnico” ou ligando pelo telefone 0800 707 2003 (ligação gratuita quando feita por telefone fixo). O atendimento é das 7 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, das 10 horas às 16 horas.

Você também pode baixar o aplicativo Meu CadÚnico de forma gratuita nas plataformas Google Play e também para iOS na App Store. O aplicativo permite consultar o seu Número de Identificação Social (NIS), informações sobre a família e também possibilita a emissão de um comprovante de cadastramento.

Fechar