MA reduz consultas e cirurgias eletivas para conter 3ª onda da Covid

A medida visa diminuir os riscos de contágio e ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Diante do aumento de casos da Covid-19 no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai, temporariamente, reduzir as consultas especializadas e a realização de cirurgias eletivas nas unidades estaduais. A medida visa diminuir os riscos de contágio e ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19.

De acordo com a portaria, as cirurgias eletivas serão reduzidas em 30% nos hospitais da rede estadual de saúde. As cirurgias oncológicas ou aquelas em que o adiamento possa resultar risco de agravamento do quadro clínico do paciente, ameaçando a vida, independente da especialidade, estão mantidas.

O documento determina também a redução do fluxo de pessoas nos ambulatórios especializados, dentro dos Hospitais e Policlínicas, a partir da reorganização das agendas de consultas e do redirecionamento de pacientes para outros pontos de atenção, mantendo o atendimento em, no máximo, 50% da capacidade. A medida evita aglomeração nas unidades e minimiza os riscos de transmissão tanto da Covid-19 quanto de outra síndrome gripal.

Fechar