Expectativas para 2022: Sampaio Corrêa se reforça para a temporada

Na temporada passada, o Sampaio correu alguns riscos de ser rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro

Fonte: Da redação

Ano recheado de competições importantes para o Sampaio Corrêa, 2022 pode ser um divisor de águas na história do clube. Além do campeonato estadual, a Bolívia Querida terá pela frente mais três torneios importantíssimos neste ano: Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão Série B.

Na temporada passada, o Sampaio correu alguns riscos de ser rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro — algo que certamente presentaria uma enorme decepção para os torcedores. Contudo, um dos principais responsáveis pela manutenção do time na segunda divisão do futebol nacional foi um velho conhecido do Sampaio: o técnico João Brigatti.

Brigatti foi o técnico que conduziu a Bolívia Querida para o acesso à Série B, em 2019. Dois anos mais tarde, ele chegou com uma missão diferente: colocar o Sampaio fora de qualquer risco de descenso, mas tinha pouco tempo para isso. Brigatti assumiu a equipe em 30 de outubro do ano passado, na 33ª rodada da Série B. Naquela altura, qualquer tropeço poderia colocar o time situação indelicada na competição.

Em apenas seis partidas, o treinador encantou a todos e conseguiu colocar o clube nos trilhos com boas exibições. Sendo assim, foi questão de tempo para a diretoria do Sampaio renovar o contrato de Brigatti.

Clube apresentou novidades para 2022, como também manteve atletas importantes

Assim que terminou a temporada, o técnico entendeu que o elenco precisaria sofrer muitas mudanças para 2022, já que o time passou longe de fazer uma boa campanha na última edição da Série B.

Até o momento, a diretoria da Bolívia Querida já contratou 15 reforços. Com destaque para o atacante Luiz Paulo, que teve boa passagem pelo Criciúma recentemente, e o lateral direito Van, ex-Vitória-BA.

Por outro lado, jogadores que se destacaram em 2021, como o volante Ferreira, o atacante Pimentinha, o zagueiro/lateral esquerdo Nilson Júnior e o zagueiro Allan Godói, tiveram os seus respectivos contratos renovados.

Com tantas opções em mãos, Brigatti utilizou a pré-temporada para realizar testes e assim definir a formação base da equipe para as primeiras partidas da temporada, que promete ser muito difícil.

Sampaio Corrêa terá pela frente a Série B mais concorrida da história

Sem disputar a Série A do Campeonato Brasileiro desde 1986, não há dúvidas que o grande objetivo da Bolívia Querida nesta temporada é terminar a Série B entre os quatro primeiro colocados — posto esse que colocaria a equipe de volta à elite do futebol brasileiro.

Mas não será nada fácil para o Sampaio, visto que a Série B de 2022 terá recorde de campeões nacionais da primeira divisão disputando a competição de acesso: Grêmio, Bahia, Vasco, Cruzeiro, Sport e Guarani. Ou seja, tem tudo para ser a Série B mais disputada de todos os tempos.

Podemos pegar como exemplo o Grêmio, que até outro dia estava cotado entre os principais times do país, com elenco recheado de bons jogadores. Não por acaso, as probabilidades de sites de apostas online como Betway colocavam o time do Rio Grande do Sul entre os candidatos ao título de campeão brasileiro da Série A 2021. No entanto, o clube gaúcho não engrenou na temporada passada, acumulou uma série de maus resultados na competição nacional e acabou caindo para a segunda divisão.

Ídolo do clube, atacante Pimentinha quer o acesso à Série A este ano

Apesar de não ter feito uma campanha sólida na última edição da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Sampaio viu o atacante Pimentinha muito inspirado em 2021. Ídolo do clube, o jogador de 34 anos foi o melhor jogador do time na temporada passada.

De acordo com a base de dados do Transfermarkt, o atacante atuou em 25 jogos da Série B 2021, contribuindo com três e cinco assistências. Mas quem acompanha os jogos da Bolívia Querida sabe muito bem que a importância de Pimentinha vai além dos números, visto que o atleta participa muito das investidas ofensivas da equipe.

Em recente entrevista ao GloboEsporte.com, Pimentinha declarou que o principal objetivo de sua carreira é levar o Sampaio de volta para a primeira divisão do futebol nacional. O atacante ainda prometeu aos torcedores que sua performance será ainda melhor do que em 2021, chamando a responsabilidade para si.

Fechar