Tribunal de Justiça do Maranhão realiza eleição para presidente

A Desembargadora Nelma Sarney é dada como a grande favorita

Fonte: Publipost

A exemplo de Brasília que já vive sua efervescência política em busca de nomes e definir uma, duas ou terceira via, o Tribunal de Justiça do Maranhão também segue esse ritmo, considerando que no próximo dia 2 de fevereiro vai realizar eleição para escolha de um novo (ou nova) presidente.

Concorrem dessa vez a Desembargadora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa e o Desembargador e atual Corregedor do Estado Paulo Velten. Formada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, turma de 1986, Nelma Sarney Costa entra em sua segunda disputa consecutiva certa que dessa vez terá os votos necessários para sua eleição.

A Desembargadora Nelma ingressou na magistratura em 1986, ocupando sucessivamente as Comarcas de Alcântara, São José de Ribamar e São Luís, sendo na capital maranhense, também, diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa no biênio 1994/1995. Conta também em seu currículo, titular da Corregedoria onde contribuiu para integrar os órgãos do enfrentamento da crise carcerária entre os anos de 2013 e 2014. Suas atitudes, com firmeza e conhecimento de causa resultou no aperfeiçoamento do modelo da Execução Penal no Estado do Maranhão.

O histórico da sexta mulher a chegar ao cargo de Desembargadora no Estado do Maranhão que agora está a um passo da presidência do Tribunal de Justiça, é formado de uma atividade sistemática na carreira do Judiciário Maranhense, o que lhe tem garantido o apoio da maioria dos seus pares. Na sua última disputa, por exemplo, contra o atual Presidente Desembargador Lourival Serejo, perdeu por uma diferença mínima de votos.

Essa experiência, ao contrário de lhe tirar o ânimo pela disputa, deu a Desembargadora Nelma Sarney – a sexta mulher a conseguir este cargo – uma determinação que só os revés da vida nos ensina e hoje, passados dois anos do último pleito, ela consolidou seu grupo de apoio que votaram nela e ainda costurou novas alianças, o que faz do seu nome um franco favorito para assumir a Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Pelas conversas de bastidores, o jogo que está sendo jogado neste momento está polarizado entre dois extremos: a experiência e confiabilidade de um lado, no caso da Desembargadora Nelma Sarney, e do outro a inexperiência e a falta de apoio dos seus pares dentro do próprio Tribunal de Justiça, caso do seu oponente.

Em tempos de redes sociais, vê-se nessa eleição um vale-tudo e até fake-news. Para o Blogueiro Minard, por exemplo, “ Nos últimos dias alguns blogs atacaram a magistrada e isso não soou bem internamente e nem no mundo jurídico, fazendo assim Velten perder forças e os Desembargadores indecisos, por companheirismo, se decidirem a acompanhar e votar em Nelma Sarney”, afirmou o jornalista.

O que pode se dizer de tais ataques – existem claro os blogueiros que já dão como certa a vitória da Desembargadora – é que não basta apenas disputar o cargo, é preciso convencer aos pares que votam, que, ao vencer, o titular estará acima de tudo a serviço do Judiciário do Maranhão. “Temos certeza que para o Judiciário a Desembargadora Nelma Sarney, neste momento, será a melhor resposta aos problemas que a Justiça enfrenta hoje como falta de verba e de apoio dos demais poderes, seja no Maranhão, seja em Brasília”, afirmou um Desembargador de Carreira que preferiu não se identificar.

A eleição da corte está marcada para o dia 2 de fevereiro e o mandato inicia em abril. Quem vencer comandará o Tribunal de Justiça do Maranhão por dois anos.

Fechar