Ação de vândalos e deterioração em alguns espaços são motivos de reclamação na Praça Deodoro

Entre os locais mais atingidos estão os banheiros públicos, nos quais o vandalismo tem dificultado a vida de quem precisa usá-los.

Fonte: Luciene Vieira

A reportagem do Jornal Pequeno recebeu um vídeo, produzido por um de seus leitores, com relatos e imagens de deterioração em alguns espaços da Praça Deodoro, na região central de São Luís. No conteúdo, é mostrada uma caixa d’água destampada, com possíveis problemas, pois ao redor dela havia água espalhada pelo chão, como se a caixa tivesse transbordado.

A gravação contém, ainda, caixas de iluminação quebradas, além de banheiros públicos sujos e com torneiras arrancadas. A situação foi constatada nessa sexta-feira, 21, pela reportagem do JP.

A caixa d’água continuava destampada, os banheiros com problemas estruturais e lixo pelo chão. “Infelizmente, uma praça tão bonita, e que não faz tanto tempo que foi reformada, já dá sinais de vandalismo, má conservação e deterioração”, declarou o aposentado Francisco de Assis, que mora no centro de São Luís.

Durante a permanência da equipe de reportagem na Praça Deodoro, chegou ao local um carro de higienização da Prefeitura, que é usado na limpeza de feiras e mercados. O veículo seria usado para lavar a área ao redor dos banheiros, que exalavam um forte mau cheiro.

AÇÕES EMERGENCIAIS

Por meio de nota enviada à redação do Jornal Pequeno, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que nos banheiros da Praça Deodoro são feitos, três vezes por semana, serviços de lavagem, limpeza e recolhimento do lixo.

A Semosp disse também que os banheiros estão funcionando normalmente, das 8 às 18h, horário de maior demanda do público que frequenta o Centro.

Ainda segundo a Semosp, foram executadas na última quinta-feira (20) ações emergenciais nos equipamentos, como ajustes nas pias, troca de vasos sanitários, entre outras demandas. E que o espaço tem sido alvo constante de vandalismo.

Já a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informou que a Guarda Municipal de São Luís realiza rondas no local, por meio do Grupamento de Patrimônio e Operações (GPO), com patrulhamento a pé e motorizado, diuturnamente.

Por fim, a Semosp e Semusc clamaram a colaboração da população no sentido de preservar o patrimônio público, evitando a depredação e a prática de atos criminosos.

Fechar