Vem aí o leilão Nelore BRGN da Embrapa 2022

Os pecuaristas interessados em adquirir a genética de bovinos Nelore BRGN da Embrapa já podem se programar: o próximo Leilão Nelore BRGN da Embrapa Cerrados (DF) será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro de forma totalmente on-line pelo site da Multleilões na internet (multleiloes.com). Serão ofertados 190 animais, sendo 81 touros jovens e […]

Fonte: Embrapa Cerrados

Os pecuaristas interessados em adquirir a genética de bovinos Nelore BRGN da Embrapa já podem se programar: o próximo Leilão Nelore BRGN da Embrapa Cerrados (DF) será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro de forma totalmente on-line pelo site da Multleilões na internet (multleiloes.com). Serão ofertados 190 animais, sendo 81 touros jovens e 49 fêmeas Nelore BRGN (registrados ou controlados) no dia 17, às 19h30; além de 34 machos e 26 fêmeas comerciais no dia 18, às 10h. 

Segundo o pesquisador Claudio Magnabosco, os animais são da mais recente safra de melhoramento genético do centro de pesquisa. Os touros foram classificados como Superiores e Elite no Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ), promovido pela Embrapa Cerrados. “São touros genotipados, com avaliação genômica, e que tiveram destaque nas provas de eficiência alimentar e/ou no TDTJ a pasto. Temos, portanto, diversos touros para compor qualquer plantel de rebanho P.O. (puro de origem) ou comercial do Brasil”, afirma.

Ele destaca que, entre os machos ofertados, há dois touros de repasse, sendo que o touro Supremo da Cerrados foi usado nas duas últimas estações de monta e ambos compõem a reserva genética da Embrapa. “Inclusive, o Supremo da Cerrados já deixou progênie (filhos) avaliada e comprovada geneticamente”, informa.

Quanto às fêmeas ofertadas, Magnabosco chama a atenção para as novilhas precoces, grande parte já prenhas, que também integram a reserva genética da Empresa, além de vacas muito longevas, com habilidade materna e características reprodutivas comprovadas.

Para o pesquisador, a expectativa é de que o leilão deste ano seja o melhor já promovido pela Embrapa Cerrados, considerando a qualidade do material genético Nelore BRGN. “A ideia é sempre ofertar animais de mérito genético superior, preservando características tradicionais e toda a funcionalidade que sempre caracterizou o Nelore BRGN, como a profundidade de costelas, o comprimento de corpo, o grande equilíbrio costela-perna e a alta fertilidade. Aliado a isso, animais superiores em características inovadoras como maciez da carne e eficiência alimentar”, comenta.

Magnabosco destaca ainda que o leilão traz como inovação o lançamento de novos índices bioeconômicos de seleção disponibilizados pela ANCP: “São índices que avaliam os animais quanto ao mérito genético, porém considerando cada sistema especifico de produção (cria, recria e terminação), atuando assim, como ferramentas de seleção e comercialização por objetivo econômico e produtivo”, explica o pesquisador.

O edital e as fotos dos animais serão disponibilizados na página da Multleilões a partir do dia 7 de fevereiro. Para efetuar os lances nos animais, é preciso realizar o cadastro na página da empresa. Mais informações pelos telefones: (61) 3465-2542 / 2203 / 2074.

Assista ao vídeo de divulgação: https://youtu.be/vf3Lx6lrtgw

Sobre a genética BRGN

Desenvolvida pela Embrapa Cerrados desde 2000, a marca Brasil Genética Nelore (BRGN) é reconhecida pelo diferencial na raça Nelore, oferecendo ao mercado animais mochos com a rusticidade necessária às condições do Bioma Cerrado, além de características econômicas que garantem mais produtividade e rentabilidade aos pecuaristas, visando à eficiência de produção e à redução do ciclo de produção. 

O rebanho BRGN está entre os 14% melhores animais avaliados pelo Programa Nelore Brasil, da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), no índice Mérito Genético Total Econômico (MGTe). Ele foi formado buscando suprir a demanda por reprodutores de mérito genético superior e capazes de produzir progênies (descendentes) com alto desempenho e ganho em peso, qualidade de carne e carcaça, precocidade e fertilidade sexual. Os animais são criados a pasto e se adaptam aos períodos de seca prolongada do Cerrado, desde que haja oferta de forragem. O registro e o controle do rebanho são feitos pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Com um rigoroso programa de seleção baseado em critérios ligados à lucratividade da atividade pecuária, o Nelore BRGN é aprimorado a cada ano pela Embrapa Cerrados, com o apoio de parceiros técnicos e comerciais. A seleção tem focado, mais recentemente, em duas características inovadoras: a maciez da carne e a eficiência alimentar (consumo de alimento em relação ao desempenho), ambas avaliadas genomicamente, em parceria com a ANCP.

A Embrapa Cerrados conta atualmente com cerca de 130 matrizes jovens e genotipadas, sendo 12 delas doadoras de embriões, com produção de 100 filhos por ano. Os tourinhos gerados pelas matrizes participam anualmente dos Testes de Desempenho de Touros Jovens, promovidos pelo Centro de Desempenho Animal (CDA), área promotora de inovação (API) do centro de pesquisas em parceria com a Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ). Os animais classificados como Elite e Superior são submetidos à avaliação de eficiência alimentar. As novilhas BRGN, além da avaliação da eficiência alimentar, são submetidas ao desafio de precocidade sexual, que busca identificar animais com potencial para essa característica.

Para democratizar a genética BRGN entre os pecuaristas, os animais mais bem classificados nos testes de desempenho e de eficiência alimentar são oferecidos em leilões de genética avaliada e aprovada, realizados em Goiás e no Distrito Federal. Os animais que não participam dos testes, mas apresentam avaliação genética positiva, são ofertados em leilões da raça promovidos pela Embrapa Cerrados. 

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

 

Fechar