Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Quais os cursos de tecnologia mais procurados no Brasil?

As profissões da área da Tecnologia exigem altos níveis de conhecimento e qualificações do candidato

É fato: nos últimos tempos, apesar da crise econômica e financeira, os grandes avanços da tecnologia fizeram crescer a grande escala a demanda por profissionais qualificados para atender o mercado de trabalho.

De acordo com as pesquisas, as indústrias mais em alta são a de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e mercados de consumo em massa. Já os profissionais mais procurados são desenvolvedores, especialistas em infraestrutura de tecnologia, analistas de sistemas, programadores, gestores de projetos e analistas de Big Data, entre outros (e sem contar os novos que irão surgir).

As profissões da área da Tecnologia exigem altos níveis de conhecimento e qualificações do candidato, e algumas inclusive certificações específicas. As certificações são documentos comprovativos de que além dos saberes, os candidatos têm experiência e legitimidade para exercer as funções requeridas.

Fica evidente que é preciso se adaptar e estar em constante atualização para se manter ativo no mercado de trabalho. Neste sentido, para quem estiver procurando oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e quiser tomar novos rumos para dar conta dos novos tempos, ou para quem estiver iniciando uma carreira, o sector tecnológico se mostra muito promissor.

Nesse cenário, fazer cursos de tecnologia, como um curso de informática ou um curso de excel online são excelentes opções para dar início a um caminho na área tecnológica, um setor com altos salários e necessidade imediata de contratação.

Um curso profissionalizante, como os oferecidos neste site podem diferenciar muito um candidato dos outros porque dão a possibilidade de obter uma certificação em determinadas tecnologias, o que agrega muito no currículo.

Conhecer bem o curso que se pretende estudar é parte fundamental do processo de capacitação. Por isso, antes de escolher qual curso seguir, confira neste artigo quais os cursos mais procurados para desenvolver novas habilidades e conhecimentos na área da TI no Brasil e alavancar seu perfil profissional no mercado de trabalho.

  • Curso de Excel 

No top 3 dos cursos mais procurados no mercado de trabalho está o curso de excel basico para iniciantes. O programa, famoso por suas planilhas e tabelas, está longe de ser uma ferramenta antiga, sua utilização ainda é muito explorada pela maioria das empresas – inclusive pelas que investiram em outras ferramentas mais modernas – porque aumenta a produtividade dos funcionários em tarefas cotidianas.

O Excel uma enorme variedade de funções, desde a formação de banco de dados até a criação de relatórios complexos, e é de grande ajuda na hora de calcular fórmulas matemáticas, estatísticas e financeiras. Na versão básica do curso, são abordadas as principais funções para ganhar prática e rapidez nessa ferramenta de trabalho, indicada para qualquer posição dentro de uma empresa.

  • Curso de Programação

Os cursos de programação também fazem parte dos mais procurados no mercado de trabalho no Brasil. Como o próprio nome diz, o curso capacita o aluno na lógica e no funcionamento das diferentes linguagens de programação existentes atualmente, como JavaScript, Java, PHP.

  • Curso de Photoshop

Esse curso, que pode ser encontrado na lista de opções oferecidas pelo Crehana Brasil, é mais voltado para aqueles que adoram o ramo do design. É baseado principalmente nos fundamentos e funcionamento básicos das ferramentas do programa, incluindo web design, cores, tipografia, tratamento e manipulação de imagem.

  • Curso de AutoCAD

O AutoCAD é a ferramenta de design mais utilizada por profissionais do ramo da construção para desenvolvimento de projetos, sejam em 2D ou 3D. O programa é antigo, mas sofre atualizações constantemente.

Os cursos online sobre AutoCAD reúnem os conhecimentos essenciais sobre o software, para que o profissional domine o programa e possa fazer um uso básico dele. É uma ótima forma de turbinar o currículo, já que a maioria dos cursos oferecem uma certificação como prova dos conhecimentos adquiridos.

  • Curso de UX design

Os profissionais da experiência do usuário (UX Design) são uns dos mais valorizados da era digital. Entender como deixar o cliente ou o usuário satisfeito no que refere à experiência digital é fundamental para ficar na frente da competência. Hoje em dia, quem trabalha com design ou em áreas relacionadas deve ter conhecimentos aprofundados sobre UX, para poder gerar engajamento e vendas.

Os cursos de UX design incluem técnicas de pesquisa, criação de interfaces originais e inovadoras e condução de testes e pesquisas de usabilidade em testes e aplicativos.

  • Curso de SEO

O SEO (do inglês Search Engine Optimization) é basicamente um conjunto de técnicas relacionadas com algoritmos para conseguir posicionar organicamente uma marca entre os melhores resultados dos principais navegadores web, como Google, Yahoo ou Bing.

Na era virtual, o profissional que se encarrega das estratégias SEO é muito importante e reconhecido em toda empresa, já que é fundamental na presença da marca na Web e promove o engajamento a nível local potenciando as vendas.

Os cursos online de SEO ensinam o aluno a saber em detalhe os principais algoritmos e atualizações, usar ferramentas, realizar auditorias e priorizar ações conforme os resultados. Além disso, a maioria dos cursos detalha o dia a dia do profissional da área, seja em uma agência de marketing digital, em uma empresa ou como trabalhador freelance.

Habilidades e perfil do candidato da área de TI

Vale relembrar que para se dar bem na área da Tecnologia é importante saber inglês e ter interesse por matemática, estatística e outras habilidades técnicas específicas. 

Além disso, o candidato deve contar com certas competências ligadas às capacidades subjetivas (chamadas de soft skills), como ser inovador, dinâmico, estar atento sempre às novidades, saber trabalhar em equipe e ter flexibilidade e empatia. São habilidades que dizer respeito a forma que nos relacionamos com as outras pessoas.

Vale ressaltar que os curso de computação mencionados nesse artigo, com modalidade online, oferecem muita flexibilidade e permitem uma formação rápida e de baixo investimento, já que levam a experiência da sala de aula para o computador ou o smartphone, sem importar onde o aluno esteja. 

No entanto, o formato requer muito compromisso e organização para resultar bem-sucedido. O que não vale é ficar parado, é preciso realizar os exercícios e ser aprovado nas avaliações. Também é preciso lembrar que após a conclusão do curso, o profissional precisa se manter constantemente atualizado, já que a área da Tecnologia da Informação vive em contínua transformação.

Carregando