Publicidade
Carregando anúncio...

Técnica para tratamento de depressão e ansiedade será tema de palestra em São Luís

Evento gratuito acontecerá no auditório do Hotel Litorânea Praia, no horário das 8h ao meio dia, e reunirá profissionais da área.

Fonte: Redação/Assessoria

A neuromodulação não invasiva será tema de palestra gratuita, no dia 12 de fevereiro, em São Luís, a ser proferida pelos psiquiatras Lucas Barrione e Andre Brunoni. O evento, promovido pela TAU Medicina Integrativa, com o apoio da Associação Maranhense de Psiquiatria (AMP), acontecerá no auditório do Hotel Litorânea Praia, no horário das 8h ao meio dia, e reunirá profissionais da área.

A neuromodulação é uma nova ferramenta empregada com o intuito de reorganizar os caminhos (“modulação”) dos neurônios (“neuro”) e suas sinapses no sistema nervoso.

Dentre as técnicas de neuromodulação não invasiva está a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), com uso de ondas magnéticas, indicada para pessoas com sintomas obsessivos e compulsivos, que tenham cefaleia persistente, dores crônicas, fibromialgia, sintomas de tristeza e angústia persistentes que não respondem ao tratamento medicamentoso; possuem queixas de memória associada ao quadro depressivo e ansioso; além de problemas no sono.

O uso da neuromodulação não invasiva permite a liberação de opióides endógenos que auxiliam no alívio da dor. Para os quadros de fibromialgia, ajuda nos sintomas como fadiga, rigidez matinal e humor. Os tipos de Estimulação Magnética são: excitatória, inibitória e ThetaBurst.

A excitatória promove facilitações das vias corticoespinhais e é utilizada para tratar dor, depressão, algumas ataxias, entre outros quadros. A inibitória: tende a fazer o efeito oposto. É feita a 1Hz e utilizada para zumbido, alguns tipos de ataxias, depressão em alguns quadros, alucinação auditiva na esquizifrenia.

Já a ThetaBurst pode ser do tipo intermitente, que é muito parecido com a estimulação excitatória, pois promove a facilitação das vias corticoespinhais. Ou pode ser contínuo, que é mais parecido com a estimulação inibitória. Suas sessões são mais curtas, durando em torno de três a quatro minutos.

SOBRE OS PALESTRANTES

Dr. Lucas Barrione é psiquiatra do setor interdisciplinar de neuromodulação do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP. É doutorando em Ciências Médicas pela FMUSP e mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

André Brunoni é professor associado e livre-docente da Faculdade de Medicina da USP. Diretor do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação e Diretor Científico do Serviço de ECT do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Professor visitante da Faculdade de Munique pela Fundação Humboldt da Alemanha e Fellow da Universidade de Oxford pela Academia de Ciências Médicas do Reino Unido. Pesquisador altamente citado em 2019, 2020 e 2021 pelo Web of Science; com MBA em andamento pela USP.

Fechar