SÃO LUÍS – Desde a última semana, o Governo do Estado disponibilizou, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, 24 leitos pediátricos exclusivos para casos de síndromes gripais. São 12 de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Ped) e 12 de enfermaria destinados ao cuidado de crianças que precisarem de acompanhamento médico. A medida, anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é mais uma ação estratégica diante do aumento no número de crianças com síndromes respiratórias, como a Covid-19 e a Influenza.
A unidade de saúde é referência para atendimento de crianças com síndromes raras e integra a rede estadual de saúde. O Instituto Acqua mantém a gestão do hospital em parceria com a SES.
Além de equipe médica especializada, uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais, também atua no tratamento e suporte às crianças admitidas para os leitos de síndrome gripal.
Os novos leitos da UTI Pediátrica funcionam na enfermaria da clínica médica, e os de enfermaria, na clínica cirúrgica. As crianças que estavam em tratamento nesse espaço permanecem em atendimento nos leitos de Retaguarda Materno Infantil Elisabeth Coelho Vaz.
O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos está localizado na Rua de São Pantaleão, no Centro da capital maranhense.