SÃO LUÍS – O Campus IFMA Maracanã inicia, nesta segunda-feira (31), o período de inscrições para o processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de 3,3 mil vagas do curso técnico em Agropecuária. Voltado para a qualificação profissional de nível médio, o curso será ofertado na modalidade de educação a distância, com turmas distribuídas por 33 polos EaD em diversas regiões do Maranhão. As inscrições são gratuitas e prosseguem até 16 de fevereiro.
Quanto à forma do curso, será subsequente, sendo as vagas abertas para candidatos que possuem o ensino médio completo, ou que o concluam até a data da matrícula (21 a 28 de março). A organização do certame ressalta que não serão matriculados estudantes ainda no terceiro ano do ensino médio no momento da matrícula. Outro procedimento vedado será o candidato matricular-se simultaneamente em mais de um curso técnico ofertado pelo IFMA. Em casos assim, uma das matrículas deve ser cancelada.
Em cada Polo, reserva-se metade do total de vagas para candidatos egressos de escola pública, cumprindo-se os percentuais legais previstos em legislação (Lei nº 12.711/2012) voltados para pessoas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência. Nos casos de autodeclaração étnico-racial, o candidato passa antes da matrícula por procedimento de heteroidentificação, quando uma comissão qualificada valida a informação prestada no ato de inscrição.
Sobre as inscrições, os candidatos realizarão em duas partes. A primeira é virtual e se dá pelo preenchimento de formulário eletrônico de inscrição, disponível na internet no Portal IFMA Campus São Luís – Maracanã. Já a segunda etapa será presencial, no período de 31 de janeiro a 18 de fevereiro, e consiste na entrega da documentação declarada na inscrição on-line.
A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público, marcado para 23 de fevereiro, na sede do Campus Maracanã (bairro Vila Esperança, em São Luís. Ao concluir o curso, o aluno será diplomado como Técnico em Agropecuária.