Projeto Sala de Espera do HTO traz o tema “Janeiro Roxo” na edição de janeiro

A atividade teve como convidado o enfermeiro sanitarista Roque Costa, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Da redação: Vinicius Bogea

O Projeto Sala de Espera do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde do Estado gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde – Invisa –, teve como tema a campanha Janeiro Roxo e a luta contra a Hanseníase.

A atividade teve como convidado o enfermeiro sanitarista Roque Costa, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HTO, com o intuito de promover a conscientização do público que aguardava as consultas ambulatoriais quanto à Hanseníase.

“É uma doença que ainda é cercada de mitos, estigmas e preconceitos. O enfermeiro trouxe esclarecimentos quanto aos sintomas, prevenção e tratamento”, destacou a diretora administrativa do HTO, Luana Barata Rodrigues.

Roque Costa pontuou sobre os aspectos da hanseníase, uma doença crônica infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que se multiplica lentamente e pode levar de cinco a dez anos para dar os primeiros sinais. A patologia afeta principalmente os nervos periféricos e está associada a lesões na pele, como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, ressecamento e perda de sensibilidade.

“O diagnóstico tardio pode deixar graves sequelas, especialmente a incapacidade física com deformidades em mãos e pés, podendo levar também à cegueira. Quem sofre com a doença, além de todos os problemas de saúde, ainda precisa conviver com o estigma e o preconceito”, declarou o enfermeiro.

O Projeto Sala de Espera é desenvolvido mensalmente Pelo Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), com ações de caráter educativo e preventivo, destinado ao público atendido na unidade de saúde. Durante as edições, são oferecidas palestras e dinâmicas educacionais, enquanto os pacientes aguardam atendimento laboratorial.

Fechar