Festival Hors Pistes apresenta trabalhos de dois novos artistas em fevereiro no CCVM

Hors Pistes é um festival de todas as formas de imagem, que reúne criações de diferentes linguagens

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM, o Festival Hors Pistes – A Ecologia das Imagens, recebe, a partir 1º de fevereiro, duas novas obras: Redundância, do artista brasileiro Wayner Tristão, e Floralia, da artista francesa Sabrina Ratté.

Floralia é uma série de vídeos que nos insere em um futuro especulativo, em que amostras de espécies vegetais, então desaparecidas, são conservadas e expostas em uma sala de arquivos virtuais. Transformado sob o efeito de interferências provocadas pela memória vinda das plantas, esse ecossistema faz entrever os traços de um passado que continua a povoar os locais. Já a obra Redundância traz o gif como elemento de ligação entre a circularidade, cada vez mais presente em uma sociedade redundante e objetivada, compreendida através de rituais e brincadeiras que se inserem em uma rotina. Em uma época em que a aceleração e a repetição das imagens recriam o instante, o gif será a representação atualizada dessa modificação do tempo.

Hors Pistes é um festival de todas as formas de imagem, que reúne criações de diferentes linguagens: projeção, performance, instalação de vídeo etc. Ele apresenta obras visuais internacionais que exploram o mundo em que vivemos e evidencia a interação sempre crescente entre o cinema e os outros campos artísticos. Criado pelo Centro Pompidou em 2006, o festival está em São Luís desde dezembro de 2021, numa parceria com o CCVM e o Instituto Francês. A visitação é gratuita.

Fechar