Prefeitura de Turilândia afirma que já aplicou 80,46% de doses da vacina contra Covid

Município ressalta que recebeu 22.976 doses , e aplicou 18.487, com os números crescendo cada vez mais.

Fonte: Redação

Em nota encaminhada ao Jornal Pequeno, a Prefeitura de Turilândia se manifestou a respeito da matéria divulgada no site JP, no dia 21 de janeiro de 2022, com o título “21 cidades no Maranhão têm taxa de vacinação abaixo de 44%“, publicada conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Carlos Lula, afirmou que “é essencial que a gente melhore esses indicadores, a gente tem se reunido com prefeitos, a gente tem pedido esse apoio”, acrescenta. “É fundamental tanto imunizar quanto lançar os dados no Ministério da Saúde”, frisou.

De acordo com a Prefeitura de Turilândia, o índice de cobertura populacional é de apenas 42,66%, mas a cobertura de doses aplicadas é de 80,46%.

Ainda conforme a Prefeitura, de 22.976 doses recebidas pelo município, 18.487 foram aplicadas e esses números vem crescendo cada vez mais.

Abaixo, a nota da Prefeitura de Turilândia na íntegra:

Referente a matéria publicada no site do Jornal Pequeno intitulada “21 cidades no Maranhão tem taxa de vacinação abaixo de 44%”,

no dia 23 de janeiro de 2022, esclarecemos que:

O índice de cobertura populacional é de apenas 42,66%, mas a cobertura de doses aplicadas é de 80,46%.

De 22.976 doses recebidas pelo município, 18.487 foram aplicadas e esses números vem crescendo cada vez mais.

Todas essas informações constam no endereço https://painel-covid19.saude.ma.gov.br/vacinas/municipio/2112456

Logo há um equívoco na informação veiculada pelo JP, que diz que o município de Turilândia tem um mal desempenho na aplicação de doses.

A aplicação está ocorrendo de acordo com o recebimento das doses e ultrapassa os 80%, como é possível ver no painel.

O envio de informações e dados são frequentemente realizados aos sistemas do governo do estado e do ministério da saúde, mas esses sistemas enfrentam uma lentidão na atualização desses dados.

Esclarecemos que o governo municipal tem atuado de forma intensa para alcançar um alto percentual de aplicação das doses recebidas, mas o número de doses que o município recebeu até agora está longe de ter um alcance populacional eficiente.

A matéria veiculada trouxe transtornos e desinformação, já que trocou o percentual de aplicação de doses pelo percentual de alcance populacional.

Ficamos a disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Fechar