Em protesto à prefeitura, Câmara de São Luís inicia ano legislativo sem quórum

Alguns vereadores não compareceram à sessão solene em protesto ao prefeito Eduardo Braide.

Fonte: Redação

A Câmara Municipal de São Luís iniciou o ano legislativo de forma inesperada. Muito mais da maioria dos vereadores não compareceu à sessão solene, em protesto a um a alegado “pouco caso” que o prefeito Eduardo Braide estaria fazendo do poder legislativo da capital. O chefe do Executivo municipal foi representado pela vice-prefeita Esmênia Miranda, provavelmente já ciente da insatisfação generalizada que se instalou na Câmara.

“Tudo por falta de diálogo e de respeito com os parlamentares que em outro momento o ajudaram em sua eleição”, avaliaram os “rebelados”. Segundo eles, o prefeito precisaria entender que vereador é porta-voz da comunidade.

A prefeitura, segundo eles, precisaria caminhar com harmonia “ou muita coisa fica parada”.

Ausentes da sessão, 18 vereadores se encontraram na casa do ex-presidente Astro de Ogum, numa reunião que intitularam “Café com o Legislativo”.

Marquinhos participou por videoconferência, pois continua fora de São Luís, em tratamento de saúde. Na sessão, compareceram apenas 8 edis. Silvana Noely, aliada de Eduardo Braide, só chegou ao fim do ato solene.

No encontro extraplenário, o vereador Paulo Victor disse que a correria nunca vai superar a experiência, e que o alinhamento de seu grupo que concorre à Mesa Diretora busca independência ao parlamento.

“Antes de encarar essa jornada coletiva, eu tentei agir com correria, mas isso não daria certo. Com isso, fomos dialogar com um a um. Sou grato a todos que estão conosco. Não tenho dúvida de nossa unidade. Vamos reencontrar o caminho do bem, da paz e da verdade, pois a minoria precisa de nossa atenção”, declarou.

PV destacou, ainda, que o fato de não terem ido à sessão não representa desrespeito com a sociedade. “Esse momento foi uma sugestão dos vereadores Astro e Chaguinhas. Não comparecemos a um ato solene somente; não era uma sessão ordinária”, informou.

Ribeiro Neto também se pronunciou: “Estou aqui pela coerência, por acreditar que Vossa Excelência vai ser um grande presidente. Por acreditar no Aldir Júnior, quando veio pra cá, que não fez a escolha errada. Também no Francisco Chaguinhas e no Astro de Ogum, que tem muita experiência; e se ele está aqui, então, esse é o lado certo. Aqui há fraternidade, amizade, lealdade e sinceridade. E eu estava sentido falta disso”, declarou.

Fechar