Exames confirmam a circulação da variante ômicron no Maranhão 

58 casos foram detectados em 14 municípios, após sequenciamento genômico de 68 amostras coletadas.

Fonte: Redação

58 casos da variante Omicron do novo coronavírus já foram registrados no Maranhão, após exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 14 municipios já têm confirmações da variante, após sequenciamento genômico de 68 amostras coletadas, que ainda detectou 10 com a Delta.

Os casos confirmados da Omicron, conforme a SES, foram registrados nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar Pinheiro, Anajatuba, Balsas, Itapecuru Mirim, Barreirinhas, Cururupu, Santa Helena, Santa Inês, Turiaçu, Tutóia e Urbano Santos.

Contira abaixo a nota da SES na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) concluiu, nesta quinta-feira (3), o sequenciamento genômico de 68 amostras coletadas entre 14 de dezembro de 2021 e 21 de janeiro de 2022. Destas, 58 foram diagnosticadas com a variante ômicron e 10 com a delta. Os casos confirmados da ômicron foram identificados nos municípios de Barreirinhas, Cururupu, Santa Helena, Santa Inês, Turiaçu, Tutóia, Urbano Santos, Paço do Lumiar, Pinheiro, Anajatuba, Balsas, Itapecuru Mirim, São José de Ribamar e São Luís.

A variante acometeu todas as faixas etárias, sendo confirmados, entre 0 a 9 anos, um caso; 10 a 29 anos, dois casos; 20 a 29 anos, oito casos; 30 a 39 anos, doze casos; 40 a 49 anos, doze casos; 50 a 59 anos, sete casos; 60 a 70 anos, cinco casos; mais de 70 anos, dez casos; e um caso não possui identificação de idade. Nas amostras sequenciadas positivas para ômicron, 57% são do sexo feminino e 43% do sexo masculino”.

Fechar