SÃO LUÍS – Com o objetivo de preservar uma das mais importantes tradições do nosso carnaval, a UFMA promoverá a oficina de máscara de fofão no período de 14 a 18 de fevereiro. A ação faz parte do projeto Do Nosso Jeito, realizado pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC). As inscrições ocorrem até 8 de fevereiro pelo Google Forms. A turma será formada pelos 20 primeiros inscritos.
A oficina será ministrada pela artista plástica Marlene Barros. No total, cinco aulas serão realizadas, sempre de 8 às 12h. A primeira aula será virtual por meio do Google Meet.
As outras quatro aulas serão no Espaço Gentil (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782). Para comparecer às atividades presenciais, é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 e seguir todas as recomendações sanitárias (distanciamento físico, uso de máscara e álcool em gel). A carga horária da oficina é de 20hrs. O certificado de participação será entregue a quem frequentar no mínimo quatro aulas.
O fofão
“Ulá-lá!” Esse é o bordão do personagem-símbolo do carnaval de rua maranhense: o fofão. Inspirado em figuras do teatro e do carnaval europeu, especialmente o Careto, encontrado em Portugal, o fofão é caracterizado pela roupa de chita, pela varinha para espantar cachorros e principalmente pelas máscaras assustadoras e divertidas.
Na oficina, além de aprender a técnica tradicional, que utiliza papel machê para confeccionar as máscaras, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor a história do fofão e a sua importância para o carnaval maranhense.