A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania-MA) foi escolhida para liderar a bancada feminina do Senado Federal, durante reunião das parlamentares, nesta quarta-feira, dia 09 de fevereiro de 2022.
Eliziane Gama tem forte atuação no Congresso Nacional e se destacou durante os trabalhos da CPI da Covid-19, principalmente na defesa da participação feminina nos trabalhos da Comissão.
Na primeira reunião de 2022, a bancada discutiu a pauta feminina para o ano Legislativo.
A senadora Eliziane Gama destacou projetos apresentados por ela e pediu a retomada da discussão das iniciativas, entre elas a criação de Fundo de Amparo aos órfãos da Covid-19; o projeto de regulamentação da atividade de doulas e o projeto que garante a vaga de pelo menos uma mulher como membro das comissões do Senado Federal.
Desde o ano passado, o grupo de senadoras tem assegurado uma cadeira no colégio de líderes, que discute a pauta de votações toda semana.
O projeto que formalizou a bancada feminina na Casa ano passado é de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e foi elaborado em conjunto com as outras parlamentares.
A voz das mulheres
Eliziane Gama é a única mulher que representa o Maranhão no Congresso Nacional. Ela tem sido uma voz de defesa da participação das mulheres na política.
Foi duas vezes deputada estadual (2007-2014), ocupou uma cadeira na Câmara Federal(2015-2018) e foi eleita senadora nas eleições de 2018.
Com trabalho reconhecido nas áreas de infância, juventude, idoso, mulher, pessoas com deficiência e meio ambiente, Eliziane Gama está entre os parlamentares com maior influência no Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar- DIAP e em 2020 foi eleita melhor senadora pelo Prêmio Congresso em Foco.