O Auxílio Brasil foi o programa de distribuição de renda criado para substituir o Bolsa Família. Esse auxílio engloba outros benefícios sociais, dentre eles o Auxílio Inclusão Produtiva Urbana, sendo uma forma de complementar a renda básica do programa. Saiba como funciona esse complemento.
Como funciona o Auxílio Inclusão Produtiva Urbana
O Auxílio de Inclusão Produtiva é a bonificação de R$ 200,00 por mês para os beneficiários do Auxílio Brasil, pois, para isso basta preencher os requisitos, e o dinheiro passa a ser depositado mensalmente.
Ademais, o Governo Federal pretende atender cerca de 14,6 milhões de pessoas por meio do Auxílio Brasil, sendo incluídos novos beneficiários a cada mês.
Quem poderá receber o Auxílio de Inclusão?
Para poder receber esse complemento de renda, o indivíduo deve seguir algumas obrigações. Antes de tudo é importante salientar que esse benefício não é cumulativo, ou seja, apenas uma pessoa por composição familiar poderá receber esse pagamento.
Assim, para ter acesso, o solicitante deve possuir a inscrição ativa no Auxílio Brasil e comprovar um vínculo empregatício, pois, o valor extra só é direcionado para aqueles que consigam um emprego fixo. Além disso, deve realizar a atualização dos seus dados no CadÚnico.
Outras formas de complementar o Auxílio Brasil
Por fim, além do Auxílio Inclusão Produtiva Urbana, existem outras formas de complementar a renda do Auxílio Brasil como:
Auxílio Inclusão Produtiva Rural: Destinado a famílias de agricultores inscritos no CadÚnico, pago durante 36 meses para incentivar a produção e doação dos alimentos produzidos.
Auxílio Esporte Escolar: Os estudantes com frequência ativa, com idade entre 12 e 17 anos e que façam parte de alguma família beneficiária poderá receber um complemento caso se destaque em competições oficiais de esporte escolar.
Bolsa Iniciação Científica Júnior: Caso na composição familiar possua um estudante com bom desempenho nas competições acadêmicas e científicas, poderão receber um complemento, sendo possível ser oferecido a vários filhos de um mesmo núcleo.