ILAF participa de programas de garantia da qualidade

As atividades ocorrerão em duas etapas com previsão para início ainda no primeiro semestre de 2022.

Fonte: Da Assessoria

O Instituto Laboratorial de Análises Forenses (ILAF), órgão da Perícia Oficial do Maranhão, ingressa em 2022 sua participação no Programa International de Garantia da Qualidade (International Quality Assurance Programem – IQAP) do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC) com diversos laboratórios participantes de todo o mundo.

Uma parte importante do Programa International de Garantia da Qualidade da UNODC, em operação desde 1995, são os Exercícios Colaborativos Internacionais (International Collaborative Exercises – ICE) que visam auxiliar laboratórios de análises de drogas em todo o mundo no aperfeiçoamento de seu próprio desempenho e na qualidade dos seus resultados, especificamente para o ILAF os Serviços de Toxicologia e Química Forense.

As atividades ocorrerão em duas etapas com previsão para início ainda no primeiro semestre de 2022.

Paralelamente ao ICE, o ILAF já está em plena participação em um programa de qualificação coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e Ministério da Justiça, no âmbito da Toxicologia e Química Forense, iniciado ao final do ano passado e tendo continuidade prevista ao longo do primeiro semestre de 2022.

A participação em tais programas interlaboratoriais visam o avanço contínuo institucional em diversos aspectos. Neste contexto, visa a capacidade técnica e analítica da instituição e do seu corpo técnico científico (Peritos Oficiais), além de ser um dos elementos fundamentais para aplicação e consolidação cada vez maior de um sistema de gestão da qualidade. Pauta-se institucionalmente na missão de garantir a excelência na produção da prova material, a fim de subsidiar a promoção da justiça, cidadania e direitos humanos e prestação de serviço público de qualidade.

A instituição também busca ser referência em análises laboratoriais forenses, através da integração dos processos de gestão da qualidade e pela excelência na coordenação dos serviços executados, pautada em valores como a ética, a imparcialidade, a tecnicidade, o respeito à dignidade humana, a inovação, a confiabilidade, a credibilidade e a responsabilidade social.

Fechar